Nascido e criado em Gotemburgo, Suécia, José Gonzalez é filho de argentinos, canta em inglês e sua música lembra o que seria um folk a lá Nick Drake com João Gilberto. Suas influências contemporâneas são Elliott Smith, Joe Pernice e Kings Of Convenience, mas sua voz traz lembranças de cantores clássicos da história da música pop como Mark Eitzel e Mark Kozeleck. Seu primeiro disco, Veneer, foi editado na Suécia em 2003, mas o sucesso na Escandinávia demorou dois anos para chegar ao resto da Europa. Entretanto, quando chegou, Veneer conquistou um contrato com a editora britânica, a Parasol, e o terceiro lugar dos mais vendidos na Inglaterra.

A beleza que José González imprimiu na sua versão de “Heartbeats” – originalmente de The Knife, outra banda sueca - é um prova de sua rica e diversificada habilidade musical. E foi exatamente essa beleza com tom de novidade que atraiu a Sony quando estava desenvolvendo o comercial de sua nova televisão BRAVIA. Com esse comercial, além de ganhar o mercado americano e o japonês, González chamou atenção dos espertinhos produtores da série americana The O.C. que fecharam uma temporada ao som de “Crosses”.

A história de Jose Gonzalez é rara no atual mundo da música pop. Um artista resistindo os vícios da cultura pop para criar algo único e intimista. E ainda assim, consegue ser reconhecido pelas instituições que carregam uma grande bagagem desses vícios. Recentemente, Gonzalez foi nomeado ao Grammy por sua participação no brilhante álbum do Zero 7, “The Garden”, na categoria de Melhor Música Eletrônica. Na Suécia, recebeu das mãos do Ministro do Comercio Exterior Sten Tolgfors o prêmio de Música de Exportação do Governo Sueco na edição local do Grammy 2007.

Editado por AninhaGarcia em Mai 14 2007, 9h01

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja a última versão, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.