Biografia

John Scofield (Dayton, Ohio, 26 de dezembro de 1951) é um guitarrista e compositor norte-americano.

John começou a tocar guitarra aos 11 anos de idade.

Após conhecer a música de Wes Montgomery, Jim Hall e Pat Martino, John começou a interessar-se por jazz. De 1970 a 1973 estudou no afamado Berklee College of Music, em Boston.

Entre os seus professores, estava Gary Burton, com o qual, ele veio a trabalhar.

Após ter ficado conhecido como membro da banda de Billy Cobham e George Duke, tocou com vários nomes de peso, tais como Charles Mingus, Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Henderson, Pat Metheny, Gerry Mulligan, McCoy Tyner, Jim Hall e Chet Baker.

Entre 1982 e 1986 tocou com Miles Davis. A experiência com Miles lhe rendeu a conscistência de um grande guitarrista e compositor de jazz.

Desde então, ele tem apresentado sua musicalidade para o mundo com mais de 30 gravações de discos como líder ou instrumentista junto de seus músicos preferidos como Pat Metheny, Charlie Haden, Eddie Harris, Medeski, Martin & Wood, Bill Frisell, Brad Mehldau, Mavis Staples, Government Mule, Jack DeJohnette, Joe Lovano e Phil Lesh.
Gravou também ao lado de outros figurões da música como Tony Williams, Jim Hall, Ron Carter, Herbie Hancock, Joe Henderson, Dave Holland, Terumasa Hino e outras lendas do jazz.

Ao longo da sua carreira Scofield transitou pelas vias do Jazz tradicional, mas sempre cruzando com as encruzilhadas do funk e da musica eletronica. É um guitarrista que mantem a mente musical sempre aberta.

Todos os anos passeia pelo mundo com seus grupos e leciona como professor adjunto da Music at New York University. É casado e tem dois filhos.

Editado por moborges em Abr 7 2010, 3h53

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.