Biografia

John Deacon

“John Deacon em 1986”
Informação geral
Nome completo John Richard Deacon
Data de nascimento 19 de agosto de 1951
Origem Leicester
País Inglaterra
Gêneros Hard rock
Rock progressivo
Instrumentos baixo, guitarra, piano
Período em atividade 1971–1997(com o grupo Queen)
Afiliações Queen
Sítio oficial http://www.queenonline.com/jdeacon.html
John Richard Deacon (Leicester, 19 de Agosto de 1951) é um músico inglês, ex-baixista da banda de rock inglesa “Queen”. Filho de Arthur Henry Deacon e Lilian.


Biografia
John integrou-se ao grupo oficialmente em 1971 e chegou a assistir algumas apresentações do Queen com um baixista anterior a ele, o que fica claro a predisposição de fã que Deacon tinha em relação ao grupo. Isso aconteceu após ele partir para estudar engenharia eletrônica em Londres, e fazer um teste para completar a banda. Era tido como o “âncora” do quarteto, além de contabilizador das finanças e engenheiro de som do Queen, desempenhando particularmente nos trabalhos de estúdio a função de regulador de áudio.

A sua presença no Queen ficou marcada pelas músicas que escreveu, sendo algumas destas as mais famosas do grupo: “Spread Your Wings”, “Another One Bites the Dust”, “You’re My Best Friend”, “I Want to Break Free” e “Friends Will Be Friends”, que escreveu juntamente com Freddie Mercury.

Além de tocar baixo, John por diversas vezes contribuia também tocando sintetizadores e piano em algumas músicas, além de quase todos os trabalhos de guitarra rítmica após o álbum Sheer Heart Attack, de 1974.

De todos os membros, ele é o único a não ter uma música como vocalista principal.

Já gravou com Elton John, Minako Honda, Anita Dobson, Morris Minor and The Majors, Man Friday and Jive Junior, Mick Ronson, Ian and Belinda, Holly Johnson, Cozy Powell, Bad News, entre outros. Seis anos depois da banda Queen perder o seu vocalista (Freddie Mercury), John Deacon desligou-se definitivamente do grupo e da música. Segundo divulgado na imprensa, John teria ficado muito desapontado com os rumos que os outros dois integrantes do Queen, Brian May e Roger Taylor, deram à obra do grupo, uma vez que os mesmos tocaram com Robbie Williams (uma versão de We are the Champions que entrou na trilha sonora do filme Coração de Cavaleiro que John definiu como “lixo”), e com o grupo teen Five.

Em meados da década de 1980, os integrantes do Queen já desenvolviam carreira solo. Deacon chegou a criar um grupo pop batizado “The Immortals”, que teve vida breve. A dúvida que fica até hoje, é se Deacon pensava em se afastar de seus companheiros do Queen, já que atravessavam problemas internos e profissionais por essa época.

A última vez que tocou com Brian May e Roger Taylor foi no single: No One But You (Only The Good Die Young) (contido na complinação Queen Rocks) em 2000 show no Japão em comemoração ao 130º Aniversário da empresa Toshiba. Fez sua última aparição como integrante do Queen.

Atualmente (2007), John mora com a sua família na no sul da Inglaterra. Fontes dizem que ele cedeu os direitos autorais das suas músicas para o novo Queen + Paul Rodgers. Outras fontes recentes haviam especulado que estivesse com residência na Austrália, mas nada é confirmativo. Após ter se aposentado dos palcos, Deacon resolveu dedicar-se à família e uma vida tranquila.

Editado por [usuário excluído] em Abr 4 2009, 21h53

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links