Biografia

Jet é uma banda de rock de Melbourne, Austrália formada em 2001. O primeiro álbum da banda, Get Born foi lançado em 2003 e vendeu inúmeras cópias em todo o mundo. A banda teve muita influência de outras bandas de rock, como The Kinks, The Beatles, AC/DC, e Rolling Stones, mas de acordo com Nic Cester, vocalista da banda, a maior influência deles foi a banda australiana You Am I.

Os irmãos Nic (vocalista e guitarrista) e Chris Cester (baterista) cresceram em Melbourne ouvindo o rock das décadas de 60 e 70. Eles adoravam bandas como The Who, The Beatles, The Easybeats, The Faces e Rolling Stones. Decidiram formar uma banda com Cameron Muncey (guitarrista) e Mark Wilson (baixista). O nome da banda foi tirado de uma música da banda Wings do ex-Beatle Paul McCartney.

Em 2002, a banda lançou o primeiro LP independente, chamado “Dirty Sweet”. Apesar de disponível apenas em vinil, o disco foi um grande sucesso, tanto que a tiragem inicial de mil cópias esgotou-se, e eles tiveram de fazer mais uma demanda de cópias. A gravadora Elektra ofereceu um contrato para a banda, além de relançar o LP.

O contrato com a gravadora permitiu ao Jet gravar seu primeiro CD, Get Born, uma grande homenagem ao rock clássico que contou com a participação do lendário tecladista Billy Preston, famoso por gravar no final dos anos 60 com os Beatles e posteriormente com Eric Clapton e Rolling Stones. Simultâneo ao lançamento, o Jet fez participações nos shows dos próprios Rolling Stones na Austrália, gerando uma repercusão assustadora ao redor da banda.

O segundo disco da banda, intitulado Shine on, foi lançado em 30 de setembro de 2006 (2 de outrubro no Reino Unico, 3 de outubro nos Estados Unidos). A revista britânica de música NME chamou o albúm de “outro albúm de rock n’ roll à moda antiga imerso nos clássicos”. Um dos singles Shine On, escrito por Nic Cester, foi sobre o pai, faleceu de cancêr em 2004.

O álbum mais recente da banda foi o Shaka Rock, lançado em 21 de agosto de 2009.

Discografia:
Álbuns
Get Born (2003)
Shine On (2006)
Shaka Rock (2009)

EPs
Dirty Sweet (2003)
Shine On (2006)

Editado por fernandaeggers em Out 13 2011, 18h07

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 6. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links