Biografia

Jerry Cantrell

Jerry Fulton Cantrell Jr. tornou-se famoso como guitarrista, vocalista (em dueto com Layne Staley) e letrista da banda grunge Alice In Chains. Cantrell é conhecido por ter preferência por guitarras da G&L, Dean e Gibson Les Paul e amplificadores Bogner.Ele iniciou sua carreira em 1987, já como guitarrista do Alice In Chains. O álbum de estréia da banda, foi lançado em 1990 e deu início a uma carreira consagrada de muito sucesso. Jerry sempre foi uma peça chave na banda (considerado o “lider” dela), principalmente nas composições.
A partir de 1993, mesmo com a grande sucesso da banda, as atividades desta foram diminuindo, devido aos problemas com drogas do vocalista Layne Staley. Após um tempo de inatividade do Alice in Chains, Jerry resolve gravar um álbum solo e em abril de 1998 é lançado Boggy Depot, produzido pelo próprio Jerry e Toby Wright, que já havia trabalhado nos três álbuns anteriores do Alice In Chains. Jerry contou com as participações de seus companheiros de AIC, o baixista Mike Inez e o baterista Sean Kinney, além dos baixistas Rex Brown (Pantera) e Les Claypool (Primus). Boggy Depot foi razoavelmente bem sucedido e agradou aos fãs do Alice In Chains. Em seguida ao seu lançamento, Jerry percorreu os EUA fazendo o show de abertura para a turnê do álbum Reload do Metallica.

Ainda em 1998, o Alice In Chains se reúne para gravar duas músicas inéditas, o que não ocorria há três anos. O resultado pode ser conferido da caixa de CD’s Music Banks, lançada um ano depois.

Depois disso, Jerry começa a compor material para o seu segundo disco. Em 2002 ele já possui pronta uma quantidade de músicas suficiente para o lançamento de um disco duplo, mas a Columbia acaba rejeitando a idéia. Jerry assina então contrato com a Roadrunner, lançando “Degradation Trip” logo em seguida. O álbum possui duas edições, uma single e uma dupla, e foi dedicado ao ex-companheiro de banda, Layne Staley, que morrera em abril desse ano.

Ainda em 2002, Jerry participa com a música She Was My Girl da trilha sonora do filme Spider Man, dirigido por Sam Raimi. O disco conta ainda com Pete Yorn, Hives e Strokes. No começo de 2003, Jerry entrou em turnê pelos EUA com o Udora (ex-Diesel, banda de Minas Gerais) abrindo seus shows.

Ele também realizava alguns raros shows beneficientes com o Alice in Chains. A partir de 2005 esses shows começaram a ocorrer com uma freqüencia maior e surgiu rumores que a banda poderia voltar. Os rumores se confirmaram e a banda, agora com o vocalista William DuVall, do Comes With The Fall, lançou em 2009 o álbum “Black Gives Way To Blue”. O álbum teve uma ótima recepção por parte da crítica e a maioria dos fãs da banda. Singles como “Your Decision” e “Check My Brain” ficaram vários dias no topo das paradas de rock da Billboard. Ademais, o disco rendeu uma premiada turnê a banda e participações em diversos festivais.

Editado por leandronascbr em Set 3 2011, 15h56

Fontes (ver histórico)

wikipédia.com.br

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 6. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras