Biografia

Park Jae Beom (박재범 - Seattle, 25 de Abril de 1987), conhecido como Jay Park, é um famoso rapper, cantor, dançarino, e ator sul-coreano-americano ex-líder e membro do 2PM, que faz parte da equipe de b-boy de Seattle Art Of Movement (AOM).

Nascido e criado em Edmonds, Washington, originalmente fez audição nos EUA para a JYP 엔터테인먼트 como rapper e b-boy. 박진영 assistiu sua audição e o trouxe para a Coréia onde treinou por 4 anos para melhorar seu canto e coreano, inicialmente para debutar como artista solo.  

2008-2009
Debut e Sucesso
Primeiramente, apareceu através do HotBlood da Mnet, um programa que mostrou um treinamento físico intenso que 13 garotos trainees tiveram que passar pela oportunidade de debutar em um grupo de baladas de 4 membros (2AM) ou um de dança de 7 (2PM) pela JYP. Após passar pelas eliminações, recebeu a posição de líder do 2PM e debutou com 10점 만점에 10점 em 4 de Setembro. No entanto, só após as promoções de Again & Again (2009), que o grupo conseguiu grande populariedade, ganhando o seu 1º prêmio Mutizen no M!Countdown no dia 9 de Maio, bem como o 2º prêmio no Inkigayo na mesma semana.

Participou de uma performance especial com Navi no 마음이 다쳐서 (Heart Damage) no dia 3 de Maio além de fazer um rap de composição própria durante a performance do 2PM em conjunto do 2AM para a sua música 친구의 고백 (A Friend’s Confession) dia 16, assim como fazendo o rap para Lost com Taec Yeon para o Goodbye Stage do 2AM no dia seguinte (Inkigayo). Além das atividades musicais do 2PM, fez uma participação no 正 (Jeong) com Ye Eun (Wonder Girls) para a OST de Han Sung Byul Gok, e To Luv… faixa do V.O.S. Ele também participou na música 1초에 한방울 (One Drop Per Second) de K.Will no dia 20 de Junho.

Com sua imagem brincalhona e popular, fez parte do elenco regular em vários programas de variedade incluindo Star King e Introducing Star’s Friend. Em Agosto, ao lado de Nicole (Kara) se tornaram os novos MC’s para um programa Nodaji, substituindo Choi Min Yong e Kim Tae Hyun.

Controversia do MySpace
No dia 4 de Setembro, artigos surgiram na internet a respeito dos postes anti-patriotas de Jay de 2005 em sua conta pessoal do MySpace, no qual ele expressou o seu desagrado por sua vida na Coréia quando ainda era apenas um trainee. Isso causou uma explosão de raiva dos internautas, incluindo pedidos para que ele saísse do país bem como petições de suicídio, que tiveram 3,000 assinaturas antes de serem fechada. Jay enviou um pedido de desculpas sobre esse assunto. Embora os manifestos indignados exigiam que Jay deveria perder sua posição como membro do 2PM, o CEO da JYPE, Jin Young declarou no dia 7 que ele iria continuar fazendo parte do grupo. No dia seguinte, Jay anunciou em seu fancafe official que estava saindo ddo grupo e retornando para os EUA, com planos de retomar seus estudos e melhorar seu entendimento de música. Ele também se desculpou com os outros membros por não ter sido um bom líder e irmão mais velho para o grupo. Jin Young confirmou que o 2PM iria continuar como um grupo de 6 membros. Adicionalmente, devido ao assunto sensivel da saída de Jay, todos os membros do 2PM foram retirados de suas aparições regulars nos programas de variedades, e o episódio final de seu reality show “Wild Bunny” foi adiado indefinitivamente. Forçados a continuarem com as preparações, os 6 membros re-filmaram o MV de Heartbeat sem Jay em 31 de Outubro. Durante a conferência de imprensa foi revelado que os vocais de Jay não iriam ser removidos das músicas anteriores que ele promoveu com o 2PM, mas ele iria estar completamente ausente nas novas músicas.

Após sua saida
O primeiro álbum do 2PM, 1:59PM, lançado em Novembro, os membros declararam em uma entrevista que isso seria para representar a ausência de Jay. Através do discurso da aceitação para Again & Again em uma premiação de final de ano, os membros fizeram um agradecimento especial ao Jay, dando ênfase aos seus desejos pelo retorno de seu líder no MAMA, o grupo prestou uma homenagem ao Jay durante sua performance de Again & Again com um show de luzes na posição onde custumava a dançar e sua parte na música foi deixada. Em um apoio adicional ao seu lugar no grupo, os 6 também decidiram destribuir os lucros do 1º album com ele, enviando-o um valor dividido igualmente.

Em Dezembro, houve conversas sobre o possivel reality show para ele em um formato similar ao IVY BACK, se a decisão pelo seu retorno fosse confirmada. Informações sobre uma coletiva de imprensa planejada para 24 de Janeiro sobre sua situação foi vazada para a imprensa, mas negada pela gravadora.

Reaparição através do YouTube
Em Novembro, vários videos de Jay em batalhas de b-boy começaram a aparecer no YouTube, se espalhando rapidamente através dos sites A maioria dos videos foram gravados por espectadores dos eventos sem sequer focarem nele. No entando, em 18 de Fevereiro de 2010, ele participou de uma batalha pela 1ª vez no Wild ‘N Out realizado pela Hip Hop Student Association (HHSA) na Universidade de Washington, mas seu rosto estava sendo escondida com um mosaico.

2010
Movimento dos Fãs
Após seu retorno aos EUA, fãs chocados mudaram suas perspectivas sobre o assunto quando eles descobriram que as mensagens dele no MySpace foram mal traduzidas e tiradas fora do contexto. Muitos protestos e projetos foram imediatamente colocados em ação, com o destino de informar a JYP e o público geral sobre o enorme apoio pelo seu retorno ao 2PM. Boicotes nos produtos que o grupo fazia propaganda e protestos pelo retorno de Jay ao grupo começaram a tomar lugar, não somento nacionalmente na Coréia mas internacionalmente. Vários foruns e fancafes do mundo todo criaram, organizaram, realizaram e depois publicaram protestos silenciosos e flash mobs com as músicas do grupo. Fãs internacionais também arranjaram dinheiro para o projeto Jay Sky Banner, um banner aéreo que iria cruzar o céu de Seattle às 2:00PM com a mensagem “J, WHAT TIME IS IT NOW?”. A TV local de Seattle, KOMO News, fez uma breve transmissão sobre o evento. Várias comunidades de fãs do 2PM também contribuiram para várias instituições de caridade em nome de Jay. Um grande fã club coreano Underground doou um total de $10,000 USD para uma fundação de crianças no Haiti em nome de “Pessoas esperando pelo líder do 2PM Park Jae Beom” Sites de fãs internacionais também organizaram campanhas de caridade com comunidades americanas baseadas no 2AM e 2PM doando $1,000 USD para enviar livros para adotados na Coréia. Em vários momentos, foi #1 nos Trending Topics (Twitter), ultrapassando o Oscar no dia 8 de Março.

No dia 6 de Março, junto com a equipe da AOM, participaram do evento de caridade Breakin’ 4 Haiti, com o rendimento destinado para as vitimas do terremoto no Haiti.

No dia 15, resurgiu para o mundo da mídia através de seu próprio canal no Youtube (JayParkAOM), postando um cover de Nothin’ On You, mas com o seu próprio rap e letra. Após os fãs serem avisados através da pagina oficial da AOM no Facebook, o video foi viral e atingiu mais de 1,5 milhões de visualizações em menos de 24 horas. A música original (B.o.B e Bruno Mars) ficou em 1º lugar como música de plano de fundo no Cyworld em poucas horas após Jay ter postado o vídeo, ultrapassando inesperadamente Run Devil Run das 소녀시대 que foi lançada no dia seguinte. Nothin’ On You também atingiu o 1º lugar em vários sites como DosiRock, Melon, MNET, Bugs e SoriBada, lucrando $300,000 em vendas atraves do efeito de seu cover. No about de seu canal no Youtube, deixou uma mensagem agradecendo os fãs pelo apoio e também expressou bons sentimentos para o seu ex-grupo. No dia 18, um canal online de entretenimento norte-americano “stirfrytv.com” fez uma breve reportagem sobre o video durante o seu seguimento de But, What Do I Know?, atraindo muita atenção dos espectadores internacionais. No dia seguinte, a Digital Media Wire publicou um artigo dando enfaze ao potencial de Jay de atingir o Mercado norte-americano.

Em Maio, foi reportado que o Underground teria em torno de $64,000 atraves de 10 diferentes instituições de adoção e fundação de crianças. A base de seus fãs revelou que eles planejavam lançar um álbum produzido por eles mesmos em honra de Jay dia 27 de Março, “comemorando” os 100 dias desde sua saída da Coréia. No entanto, pelo fato do album ter sido preparado desde Janeiro, durante o momento onde a opinião pública sobre o 2PM tinha mudado, os fãs decidiram que seria melhor não lançar os CD’s, ao inves eles enviaram 10 a 20 copias para a cidade natal de Jay em Seattle.

2010
Oficialização do Termino do Contrato
Em 25 de Fevereiro, 2 dias antes de uma conferência com os fãs do 2PM, a JYP anunciou em seu site official que o seu contrato foi permanentemente terminado, declarando que Jay confessou um erro ainda pior em Dezembro do que o incidente do MySpace durante as promoções de Again & Again que consequentemente levou a suspenção imediata de seu retorno ao 2PM. O anúncio também revelou que os 6 membros restantes tinham concordado unanimamente com o término no começo de Janeiro. O público reagiu com choque, raiva e descrença. Um dos motivos para a reação foi o posicionamento do “erro” dele, nenhuma explicação foi dada exceto que foi um erro grande o suficiente para bani-lô do grupo e para não ser mencionado, um erro moral mas não criminal. O publico também estava com raiva porque o anúncio foi feito há quase 2 meses após a decisão, um momento no qual os fãs eram continuamente tranquilizados sobre o lugar dele no grupo. Muitos expressaram odio intenso e decepção com os restantes dos membros, condenando suas ações como uma traição ao Jay, a base de fãs e a imagem de irmandade do 2PM. A maioria da repercurção atingiu 2 membros em particular, Taec Yeon e Woo Young, ambos tinham recentemente voltado para os programas de variedade após uma longa ausência; fãs com veemência exigiam que ambos saíssem de seus respectivos programas. A conferência foi realizada no Garden Five em Seoul, Moon Jung Dong no dia 27 com os 6 membros e Jung Wook, CEO da JYPE, presentes para responder diretamente perguntas de 87 representantes das maiores comunidades de fãs do 2PM. Não foi permitido câmeras e reporters no salão da conferência (embora o áudio foi gravado e mais tarde vazado na internet), onde o encontro durou 4 horas. Esclarecimentos foram feitos sobre sua saída e que as atividades futures do 2PM como 6 não afetadas. No entanto, o conteúdo do suposto erro não foi revelado, resultando em uma resposta severamente negativa de todos os fãs bem como um antagonismo imenso para os membros (exceto Nich Khun) pelas suas respostas a respeito de Jay.

Atividades Norte-Americanas
No dia 29 de Março, Rutgers Korean Student Association anunciou em seu site que Jay e seus companheiros da AOM (Dialtone, ChaCha e Junior) iriam aparecer como convidados especiais no evento anual coreano-americano, Project Korea III: KSA Cinderella Story na Rutgers University em Nova Jersey no dia 13 de Abril. Poucas horas após o termino do festival, enumeros videos do evento foram postados na internet, onde sequências de Jay como o MC principal dançando Single Ladies (Put a Ring on It) no palco chamou muito interesse positivo. No dia 14, um associado envolvido na produção do filme de dança norte-americano Hype Nation confirmou que ele estava no elenco como personagem principal. As filmagens foram programas para começarem em Junho, com mais de 70% das cenas sendo filmadas na Coréia. Foi dito que Jay também vai contribuir com a Trilha Sonora do filme.

No dia 20, foi anunciado no allhiphop.com que ele estava gravando com o produtor Teddy Riley e tinha completado as músicas com Snoop Dogg e T-Pain. Isso depois foi confirmado em seu álbum solo. No mesmo dia por meio de uma notificação através do Twitter Oficial do Defense Productions, também foi anunciado que Jay iria participar de um concerto apresentado pela Defense Productions & Epidemic que seria realizado no dia 30 de Maio, ondeiria performar juntamente com a AOM, Kero One, MYK e Dok2 do Mapthesoul.com e Dumbfoundead. Patrocinado pelo Allkpop, esse concerto marcou a 2ª maior aparição de público para ve-lô. No dia 24, Dumbfoundead lançou uma faixa de colaboração com Jay e Clara Chung em seu site, Clouds. No mesmo dia, stirfrytv postou um video com ele no “YouTube Spotlight”, onde deu sua primeira entrevista desde a controversia do MySpace. No video, ele também confirma seu papel em Hype Nation e agradece ao seus fãs pelo o apoio.

Foi revelado que ele iria retornar para a Coréia atraves do Aeroporto Internacional de Incheon com a equipe de Hype Nation, AOM e seus parentes entre 31 de Maio e 1º de Junho. Também estavam se preparando para uma conferência de imprensa pelo involvimento de Jay no filme e um fanmeeting. Foi lançado seu primeiro single digital, Demon, produzido por Teddy Riley e originalmente destinado para Michael Jackson no dia 10 de Julho, assim como cantando as 4 músicas para a Trilha Sonora oficial de Hype Nation. Também foi confirmada a participação dele na Turnê Mundial de Hype Nation com B2K que vai começou em Dezembro, passando por 10 cidades norte-americanas e as maiores cidades da Ásia.

No dia 22 de Maio, fez parte do evento de hip-hop CLAWS OUT como jurado em Seattle, enquanto seu companheiro da Art of Movement, Junior, competia. No dia 29 de Maio, o advogado de entretenimento de Los Angeles, Ned Sherman, e também fundador e CEO da Digital Media Wire, Inc., anunciou que seria o representante legal de Jay e também declarou que vários projetos para ele estavam programados.

Retorno à Coréia do Sul
Embora que inicialmente foi programa o retorno para a Coréia no dia 11 de Junho para filmar o filme, a chegada de Jay foi repetidamente adiada e marcada para o dia 18. O produtor, Jason Lee, falou que o adiamento ocorreu devido ao J Venture Capital ter feito um investimento, permitando que o filme fosse produzido em 3D, e a equipe visual iria chegar dia 10 a fim de se preparem primeiro. No dia 15, lançou Nothin’ On You com B.o.B, onde faz os vocais de Bruno Mars. Warner Music Korea explicou que a colaboração foi possivel pela agência de destribuição da música (Warner Music America), bem como o cover dele contribuiu muito para o sucesso da música na Coréia com mais de 4.6 milhões de hits. A versão cover imediatamente assumiu o #1 na parada musical do Cyworld horas após o lançamento. A música recebeu o prêmio de Melhor Artista Internacional em Junho no CY Digital Music Awards.

Em 18 de Junho, chegou ao aeroporto internacional de Incheon na Coréia. #JayIsBack ficou em #8 nos Trending Topics do dia 18 de Junho às 9:30 da manhã (GMT). Suas fotos no Hype Nation foram lançadas no dia 2 de Julho e Jay foi capaz de se encontrar com a mídia coreana para entrevistas pela primeira vez, falando sobre suas atividades recentes. Também foi revelado que seu single “Demon” seria incluido na trilha sonora de Hype Nation. No dia 6, terminou a colaboração em uma música de um famoso compositor coreano para um grupo Novato feminino que está se preparando para debutar e também está recebando ligações para uma aparição em um Drama.

Além da realização de vários fanmeetings para os seus fãs coreanos a partir do dia 3 de Agosto em Seoul, ele também está confirmado para realizar 8 fan meetings na Asia em Taipei, Shanghai, Hong Kong, Tailândia, Filipinas, Malásia e Singapura durante o mês de Setembro (dos fan meetings foram reportados dizendo que os ingressos se esgotaram em um dia).

Em 8 de Julho, foi dito que iria assinar com a SidusHQ para as suas atividades na Coréia em termos de atuação e canto onde seus empresários declararam que ele planeja re-debutar como um artista novato. Também foi revelado que Jung Hoon Tak, presidente da Sidus, está envolvido nas atividades dele desde Maio quando viajou para Taiwan para filmar o MV. O contrato com a SidusHQ foi assinado no dia 16. Além de ter participado em Nothin’ On You, também lançou um mini-álbum, 믿어줄래, contendo 3 músicas, incluindo uma nova versão da música. O renovado compositor Park Geun Tae também fez parte da produção, revelando que a música teve uma nova melodia adicionada e estilo para se encaixar nas características de Jay. A letra em Inglês foi escrita pelo próprio. Após ter sido lançado dia 13, o mini imediatamente atingiu o #1 em vendas de álbum com mais de 40,000 pedidos, ultrapassando o SOLAR de 태양 e Seo Taiji. A música imediatamente assumiu o #1 na parada musical do Cyworld e #2 em outros sites como o Monkey, Soribada e MelOn com algumas horas de lançamento. No YouTube, Jay também postou um pequeno video para a música no mesmo dia. O mini vendeu 21,989 no 1º dia, assumindo o #1 em vendas e 7º lugar no ranking global de albuns lançados em torno de Janeiro e 13 de Julho, e em 2 semanas o álbum vendeu mais de 700,000. Com mais de 50,000 cópias vendidas em apenas 1 semana, ganhou mais de 700 milhões em won pelo seu álbum (500 milhões pelas cópias vendidas e 200 milhões do lançamento digital) o que o colocou em #3 do ranking mundial de albuns lançados até o final de Julho.

Sidus HQ postou em seu site oficial dizendo que além do filme americano de dança, Hype Nation 3D, Jay também iria fazer parte do elenco do próximo filme coreano “Happy Together” com um papel principal. O filme vai estar nos cimenas no verão de 2011. Ironicamente, o filme conta a história de um grupo que é forçado a substituir seu vocalista por um membro de uma banda indie.

2011
Volta ao Mundo da Música
Devido ao apoio interminável e grandes pedidos na espera de que Jay faça seu retorno como um solista, ele finalmente anunciou através de seu Twitter, (@JAYBUMAOM), que faria seu retorno oficial como artista solo na indústria coreana após finalizar seu mini-álbum. O álbum é dito para ser lançado em Abril e foi confirmado que as músicas do álbum estão sendo escritas por ele. O público também mostra ótima resposta e seus fãs expressaram seu grande entusiasmo por seu retorno como artista. Foi dito que muitas estações de músicas na Coréia estavam mostrando um grande interesse em ter Jay em seus programas musicais, já que acreditam que ele irá fazer, mais uma vez, história na Coréia.

No dia 6 de Janeiro, Jay foi anunciado como vencedor da categoria de Melhor Video da Web na prestigiada premiação Mashable, que foi realizada em Las Vegas. A música Nothin’ On You, que foi postada por Jay em seu canal do YouTube foi escolhida por milhões de pessoas como o melhor video da web em todo o mundo. Ao ganhar o prêmio, Jay mais uma vez provou sua populariedade como uma das mais influentes celebridades asiaticas no mundo. Também foi nomeado na categoria de Personalidade Mais Seguida na mesma premiação e terminou em 2º lugar.

Jay foi escolhido pelo MusiqSoulChild e Ne-Yo como convidado especial em seus shows em Seoul onde apresentou um dueto com MusiqSoulChild na música “Love” na mesma apresentação e também esteve com Ne-Yo em um evento de caridade antes de se apresentar antes do show dele.

No dia 28 de Março, foi finalista e recebeu a maioria dos votos na categoria especial de premiação Connecting People, uma união entre a Shorty Awards e a Nokia pela contribuição de Jay em conectar comunicades ao redor do mundo e em encorajar as pessoas a fazer boas ações, caridades e mais. Foi finalista na categoria celebridade no mesmo evento.

Lançou seu primeiro mini-álbum coreano, Take A Deeper Look, no dia 27 de Abril com a música título Abandoned. Esse mini album contém 7 músicas onde 6 das 7 músicas foram escritas e co-produzidas por ele mesmo. Sua primeira apresentação de Abandoned foi em 30 de Abril no 9º Festival de Musica Coreana em Los Angeles. O mini recebeu uma resposta explosiva do público, 50.000 cópias foram vendidas em apenas 5 dias. Foi noticiado que o mini já vendeu mais de 71.000 em menos de 2 semanas e que ficou em #2 na parada Hanteo. A indústria musical preveu que o mini iria assumir o #1 a qualquer momento. Além disso, Jay está subindo de posição na parada Top 10 R&B/Soul do iTunes. Ele também fez seu debut como artista solo nos programas musicais, Music Bank no dia 7 de Maio pela 1ª vez em 2 anos, e fez história como o 1º artista coroado ganhador em seu debut stage. Ganhou o Music Bank novamente no dia 13, batendo f(x), SISTAR e veteranos na indústria musical coreana.

Editado por TheDuff_x3 em Mai 13 2012, 19h26

Fontes (ver histórico)

Wikipédia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Fundada em
  • Seattle

Você está vendo a versão 14. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras