Biografia

Jan Hammer (nascido em Praga, 17 de abril de 1948) é um compositor e tecladista da República Checa, considerado um virtuoso em seu instrumento. Durante a invasão soviética em Praga, capital da então Tchecoslováquia no ano de 1968, Hammer se mudou para os Estados Unidos. Suas composições já o renderam diversos prêmios Grammy, e, como músico, ele é mais conhecido por sua participação no teclado da banda Mahavishnu Orchestra no início da década de 1970. Com a banda, Jan gravou The Inner Mounting Flame (1971), Birds of Fire (1972), Between Nothingness and Eternity (1973) e The Lost Trident Sessions (1973, lançado somente em 1999), além de ser creditado na compilação The Best of The Mahavishnu Orchestra (1980). Hammer já trabalhou também com diversos músicos influentes como Jeff Beck, Al Di Meola, Mick Jagger, Carlos Santana, Stanley Clarke, Neal Schon e Elvin Jones, entre outros.

Nos anos 80 foi chamado para fazer os fundos instrumentais para a popular série de TV “Miami Vice”, entre os anos de 1984 e 1989. Seu tema instrumental da série, “Miami Vice Theme”, rendeu-lhe o prêmio de melhor instrumental pop em 1986, o que alavancou sua carreira.

Editado por Scarface_vc em Jan 24 2008, 20h17

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.