Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Jan Garbarek

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Mysen, Oslo, Noruega

Autodidacta, Garbarek nasceu em 1947 na pequena cidade de Mysen, Noruega, e decidiu estudar saxofone depois de ouvir pelo rádio, em 1961, um concerto de John Coltrane. No ano seguinte, o seu talento valeu-lhe o primeiro prémio num concurso de músicos amadores. Com apenas 18 anos, foi convidado pelo pianista George Russell para se juntar à sua Big Band. Depois de se ter revelado no seio da orquestra escandinava de Russell, no final da década de 60, Garbarek adquiriu rapidamente, na década seguinte, o reconhecimento geral quando tomou parte do quarteto europeu de Keith Jarrett. Gravando exclusivamente para a companhia ECM, facto que é emblemático e que constitui uma das suas imagens de marca, apresenta um estilo de saxofone original que, embora não reúna o consenso dos meios mais ortodoxos do jazz (principlamente por seu tom estridente), conseguiu atrair sobre esta música muitos outros apreciadores. O público, situado nas franjas do jazz, vai expandir os seus horizontes, alargando-se o número de pessoas que vai passar a interessar-se, desta maneira, pelo fenómeno jazzístico. A sua sonoridade caracteriza-se por um som largo e expressivo, exibindo um apurado sentido melódico e composicional, dotado de uma grande dinâmica onde desfilam todos os tipos de nuances.

Vídeos

Principais álbuns

Eventos

Adicionar evento

Tendência musical

105.577ouvintes no total
1.633.716scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Usuários ouvindo agora

Principais ouvintes