Biografia

Considerado por muitos como o baterista dos bateristas, Jack DeJohnette parece estar em casa em qualquer que seja o ritmo: free, mainstream, blues, funk ou pop, Jack sempre acrescenta algo extra nesse mix todo.

DeJohnette nasceu em Chicago no dia 09 de agosto de 1942. Iniciou seus estudos no piano clássico até a idade de 10 anos, quando fez a opção pela bateria. Como bacharel da American Conservatory of Music de Chicago, ele trabalhou em vários gêneros musicais, inclusive com a AACM de Lester Bowie e Anthony Braxton, até se mudar para N.Y. em 1966.

Jack entrou e participou do quarteto de Charles Lloyd por três anos, junto com Keith Jarret e Ron McClure. Durante esse tempo, DeJohnette gravou ou atuou com Coltrane, Bill Evans, Monk, Getz e Hubbard entre outros.
DeJohnette fez parte da troupe de Miles Davis nas sessões de “Bitches Brew” em meados 1969 e se juntou ao combo de Miles no outono de 1970 durante um ano. Jack começou a gravar com seus próprios grupos para os selos Milestone, ECM, Impulse! e Blue Note.

Um dos seus trabalhos principais foi e está sendo desenvolvido há mais de 10 anos no “Jarret Standards Trio”, junto com Gary Peacock. Outros trabalhos fundamentais na obra de DeJohnette estão nos seus grupos “New Directions” e “Special Edition”, onde teve como sidemen, Lester Bowie, Arthur Blythe, David Murray e John Abercombrie entre outros. Esses duas linhas de trabalho estão gravadas pela ECM.

Editado por barrospablito em Mar 6 2011, 0h12

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.