Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Imperatriz Leopoldinense

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense foi fundado em 6 de março de 1959 por Amaury Jório, José da Silva (Zé Gato), Elísio Pereira de Mello, Agenor Gomes Pereira, Vicente Venâncio da Conceição, Jorge Costa (Tinduca), Manoel Vieira (Sagui), Aloísio Soares Braga (Índio), Francisco José Fernandes(Canivete) e Osvaldo Gomes Pereira (seu primeiro presidente), entre outros dissidentes da Recreio de Ramos, presentes na reunião na casa de Amaury Jório. Em sua bandeira, são lembrados através de 11 estrelas douradas, os bairros da Leopoldina, sendo as cores desta bandeira, verde e branco, recordando as cores de sua Escola madrinha - a Império Serrano.

No livro de ata da fundação da escola, consta que o nome da agremiação foi inspirado na linha de ferro Leopoldina, e ainda de acordo com a ata, esse fato se deu, para que a escola tivesse um nome que representasse todo o subúrbio da Leopoldina. Inclusive a coroa, símbolo da da escola, é uma referência à coroa do Primeiro Reinado, ou seja, reinado no qual a Imperatriz Leopoldina governou o Brasil. No mesmo ano de 1959, a escola conseguiu o Alvará de Localização, sendo a pioneira neste fato, ficando a sede por cinco anos, na casa do próprio Amaury Jório.

Em 1959 recebeu Menção Honrosa no Concurso de Ornamentação da cidade do Rio de Janeiro. Em 1967, ao ser criado o Departamento Cultural da escola, Amaury Jório connvidou o médico e pesquisador Hiram Araújo para presidi-lo.

Tendência musical

720ouvintes no total
7.996scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.
  • hermaninhoo

    "A festa vai começar, eu vou mostrar que faço samba também! Vem ver, meu bem. Se você fala de mim, não sabe o que diz! Muito prazer, sou a Imperatriz!" :)

    5 Fev 2012 Responder

Principais ouvintes