A presença do Hip-Hop no ‘mainstream’ é cada vez maior. Inicialmente, o Gangsta Rap, com o seu lema “I want money and a bitch”, caiu no gosto da molecada, mas agora parece haver uma diversificação do gênero, que se tornou mais unânime. No Brasil, não é diferente e atualmente o Rap nacional, antes sempre visto com um certo preconceito por ficar condicionado à periferia ou a festas mais alternativas nas regiões centrais das capitais, colhe os frutos dessa popularização.

Assim, “Guerreiro, Guerreira” é um marco no mercado fonográfico nacional. A dupla formada pelo carismático ex-integrante do grupo RZO e pela rapper que conheceu a fama participando da faixa “Não É Sério”, do Charlie Brown Jr., rompeu a barreira do ‘underground’ e se tornou a primeira a fechar contrato com uma grande gravadora no Brasil. E caminhando no sentido contrário dos pioneiros Racionais MC’s, que fazem questão de não aparecer na mídia, Helião e Negra Li querem mais é divulgar o máximo possível o trabalho, o que inclui fazer parte da trilha sonora de novela global.

Dados históricos à parte, “Guerreiro, Guerreira” apresenta de maneira brilhante e acima de tudo ousada, todos os elementos sonoros que fazem a alegria dos fãs do Hip-Hop. O instrumental traz uma banda de verdade acompanhando a dupla, contrapondo a frieza muitas vezes causada pelas bases pré-programadas. As letras são muito bem interpretadas pelo “bom de rima” Helião e principalmente por Negra Li, com sua voz rouca e meio Soul.

Destaques para “Olha O Menino”, “Periferia”, que traz a participação “sampleada” de Mano Brown (Racionais MC’s), e “O Rap Não Tem Pra Ninguém”, que traz a participação de Marcelo D2.

“Guerreiro, Guerreira” é um mais que excelente trabalho, que prima pela ousadia de não ser um típico CD de Hip-Hop, sem batidas eletrônicas e sem letras com palavrões, diferenças entre negros e brancos, drogas e coisas do tipo.

Ver Mais: Negra Li
Ver Mais: Helião

Editado por lob_home em Mai 24 2008, 17h02

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Gravadoras
Outras grafias