Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Helder Moutinho

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Depois de um interregno de quatro anos, Helder Moutinho regressa às edições com “Que fado é este que trago”, sucessor do premiado “Luz de Lisboa” de 2004 (Prémio Amália Rodrigues 2005).
Produzido por António Pinheiro da Silva, o álbum conta com a participação de vários músicos da nova geração do fado e tem direcção musical do jovem e talentoso guitarrista Ricardo Parreira, que também ficou a cargo da direcção musical.

Em “Que fado é este que trago”, Helder Moutinho conduz-nos a uma viagem única por uma história imaginária acerca do fado: “de onde poderá ter vindo, por onde pode ter passado e para onde poderá ir”. Uma viagem através de 15 temas divididos em três paragens: nos fados clássicos/tradicionais, nos fados-canções/fados descritivos, terminando pelos fados originais escritos na actualidade.
O tema de abertura que dá nome ao disco, “Que fado é este que trago” introduz-nos ao universo de um dos três grandes fados clássicos: que compõe a trilogia clássica do fado junto do Fado Mouraria e do Fado Corrido. O tema começa com uma introdução musical inspirada no Fado Menor, fundindo-se a seguir a uma melodia original escrita pelo músico luso-angolano Nando Araújo, vulgo Yami. O tema retrata poeticamente os vários elementos que vestem o fado de ontem e o fado de hoje, propondo-nos uma questão infinita e intemporal: “de onde veio, por onde andou e para onde vai (o fado) …”

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

858ouvintes no total
3.723scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Principais ouvintes