Biografia

Gustavo Adrián Cerati Clark (Buenos Aires, Argentina, 11 de agosto de 1959 - 04 de setembro de 2014) foi um cantor, compositor e guitarrista argentino. Ganhou fama ao liderar a banda Soda Stereo (1982-1997), conhecidos no Brasil, principalmente pelo hit “De Musica Ligera”, regravado no Brasil pelos Paralamas do Sucesso, sem alteração na letra, e pela banda Capital Inicial, numa versão rebatizada de “À Sua Maneira”. Na década de 90, Cerati lançou dois álbums fora do Soda Stereo, “Colores Santos”(1992) em dupla com o músico Daniel Melero e “Amor Amarillo” (1993). Em 1999, após o fim do Soda, assumiu de vez a carreira solo, que durou até 2010, quando sofreu um AVC depois de um show na Venezuela. Ficou em coma durante quatro anos e morreu no dia 04 de setembro de 2014, após uma parada respiratória.

Aos nove anos começou a estudar guitarra vindo aos doze anos formar um trio com o qual tocava em festas particulares, participou dos eventos que realizavam-se no colégio religioso onde estudava (Instituto San Roque) junto de outros estudantes; chegou inclusive a dirigir o coro da igreja.

No ensino médio formou os grupos “E.T.” e “Koala”, com o qual ganhou um concurso musical de fim de ano no Canal 9. Logo formou duas bandas simultâneas, “Savage”, de rock e blues,e “Vozarrón” de fusão. Savage estava composta também por duas cantoras inglesas e costumava apresentar-se em um cabaré frente ao Parque Centenário. Também formou um trio chamado “Triciclo”

Em 1982, Cerati se aproximou de Héctor “Zeta” Bosio, amizade que marcaria o futuro de ambos. Já eram conhecidos de outros tempos,pois eram colegas do curso de Publicidade na Universidade del Salvador, dessa amizade pós universidade, nasceu o Soda Stereo no verão de 1982, em Punta del Este.

A formação definitiva do trio foi: Gustavo Cerati (voz e guitarra), Zeta Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria).

Mas enquanto ele tocava na banda mantinha alguns projetos paralelos como Colores santos (1992), disco que realizou com Daniel Melero -que também contou com a participação dos músicos Flavio Etcheto e Carola Bony-. Foi gravado no estúdio Supersónico do Soda Stereo, e não foi apresentado ao vivo.

Várias coisas aconteceram durante esse tempo. Algumas delas foram a troca da gravadora por parte da banda (de Sony para BMG); a edição do disco Amor amarillo (1993), primeiro trabalho solo do líder de Soda Stereo, que coincidiu com o nascimento do primeiro filho de Gustavo, foi gravado em Buenos Aires com a participação de Zeta Bosio.

Em 1° de maio de 1997, a banda anunciou oficialmente sua separação por um comunicado a imprensa. No dia seguinte, todos os diários dão eco a noticia e o Jornal Clarín dedica um grande espaço na sua capa para a banda.

Após o fim de Soda Stereo, Cerati dedicou-se a experimentação da música eletrônica junto com o músico Flavio Etcheto, formando um duo chamado Ocio(Ócio) e produziu seu disco “Medida Universal” em meados de 1999. Também participou de um disco em homenagem a The Police junto com Andy Summers (guitarrista original do grupo inglês) com uma versão da música “Bring on the Night”.
Finalmente, em 28 de Junho de 1999 veio a luz seu primeiro disco solista pós-Soda Stereo, “Bocanada”. Foi gravado no estúdio CasaSubmarina e nos famosos estúdios Abbey Road de Londres e contou com a participação de Leo García nos coros e voz, Fernando Nalé no baixo, Flavio Etcheto nos teclados, e Martín Carrizo na bateria.

“Bocanada” foi extremamente bem aceito pelo público, ganhando disco de ouro na Argentina, e também entre a imprensa recebendo ótimas críticas.

Em 2001 realiza a trilha sonora da película “+ Bien”, que foi denominado como “Melhor álbum Instrumental Pop” para os Grammy Latinos.

Nesse mesmo ano se realiza no Teatro Avenida a gravação do que seria o disco “11 Episodios Sinfónicos”, que contém versões de temas clássicos de sua carreira acompanhado por uma orquestra sinfônica.

“Siempre es Hoy”, seu terceiro disco solo de estúdio, produzido pelo técnico Sacha Triujeque e pelo músico e produtor Toy Hernández da Control Machete saiu a venda no final de 2002.

Em 2003 é lançado um concurso em seu website, onde disponibilizaram-se para download as faixas do cd separadas para fazer um remix da canção que foram inclusas no disco “Siempre es Hoy: Reversiones”, editado como disco duplo e também em vinil com 4 dos remix selecionados. Neste mesmo ano foi editado o DVD do show completo de “11 Episodios Sinfónicos” gravado no Teatro Avenida.

Como projeto paralelo a sua carreira solo surge o grupo eletrônico “Roken” junto com Flavio Etcheto e Leandro Fresco que se apresenta em vários países, incluindo o Festival BUE (Buenos Aires Electrónico).

Em 2004 lança um disco de grandes êxitos “Canciones elegidas 93-04”, que conta com a música inédita “Tu locura”.

Em 4 de abril de 2006 lança sua nova produção “Ahí vamos” que implica num regresso a seu passado rockeiro. Na Argentina alcançou o disco de platina antes de sair a venta, devido a pré-venda. Foi sem dúvidas o disco mais bem aceito tanto pela crítica como pelo público da carreira de Gustavo Cerati.

Em 2009 lança seu álbum mais recente “Fuerza Natural” que ganhou três grammys latinos.

Em maio de 2010, após um show em Caracas, Venezuela, Cerati sofreu um AVC e entrou em coma. Assim ficou durante 4 anos, até sua morte, em 04 de setembro de 2014, por parada respiratória.

Editado por lepsudjc em Set 29 2014, 16h01

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 7. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras