Use Your Illusion I é o terceiro álbum de estúdio da banda estadunidense de hard rock Guns N’ Roses.

Ele foi um dos dois álbuns lançados em conjunto com a turnê Use Your Illusion, com o lançamento do Use Your Illusion I, o Guns N’ Roses virou a maior banda dos anos 90, sendo o outro álbum intitulado Use Your Illusion II , de modo que algumas vezes eles são tidos como um único álbum duplo. O álbum estreou em primeiro lugar nas listas da Billboard, vendendo mais de 500 mil cópias na primeiro dia. Cada um dos álbuns de Use Your Illusion foi certificado como disco de platina 7 vezes pela RIAA. E vendeu cerca de 28 milhões de cópias em todo o mundo. A revista Spader Music listou o álbum em uma de suas maiores colunas.

Análise
Os álbuns Use Your Illusion representam uma virada no som do Guns N’ Roses. Embora eles não tenham abandonado as tendências de seu primeiro álbum, Appetite for Destruction, o Use Your Illusion I trouxe pela primeira vez elementos de , música clássica e . Por exemplo, o vocalista Axl Rose toca piano em várias faixas de ambos os álbuns. Ainda, com a turnê Use Your Illusion, tanto a presença de palco quanto a música da banda se tornaram mais teatrais, na tradição do rock . Tal fato é evidenciado pelos vários videoclipes produzidos em conjunto com o álbum. Use Your Illusion I contém duas das três músicas, “November Rain” e “Don’t Cry”, dos videoclips considerados pelos fãs como uma trilogia. A terceira música, “Estranged”, está no Use Your Illusion II.

Muitas das faixas do álbum foram escritas nos primórdios da banda, mas não haviam sido incluídas em Appetite for Destruction, embora possam ser encontradas na Rumbo Tapes, uma das primeiras demos da banda. “Back Off Bitch”, “Bad Obsession”, “Don’t Cry” (citada por Axl durante a turnê como “a primeira música que eles escreveram juntos”), “November Rain” e “The Garden” são consideradas parte deste conjunto. Também há um cover de “Live and Let Die”.

Além de diferenças estilísticas, um outro aspecto observado no Use Your Illusion I é a duração de algumas músicas. “November Rain” é uma balada épica de quase 9 minutos, e “Coma” tem mais de 10 minutos. Outra mudança foi a presença de músicas cantadas por outros membros da banda (embora algumas músicas em Appetite for Destruction e G N’ R Lies tenham dois vocais em dueto). “Dust N’ Bones”, “You Ain’t the First” e “Double Talkin’ Jive” foram cantadas pelo guitarrista Izzy Stradlin. No Use Your Illusion II, Izzy canta “14 Years” e o baixista Duff McKagan canta “So Fine”.

A banda encontrou dificuldades em obter a sonoridade final dos álbuns, especialmente durante a etapa de mixagem. De acordo com uma reportagem da revista Rolling Stone de 1991, após mixar 21 faixas com o engenheiro e produtor Bob Clearmountain, a banda decidiu largar as mixagens e recomeçar do zero com o engenheiro Bill Price, famoso por ter trabalhado com os Sex Pistols.

Slash afirmou que a maior parte das músicas do álbum foi composta num violão em algumas noites em sua casa (a Walnut House), após muitos meses de inatividade.

Editado por italotoffolo em Jan 19 2011, 21h42

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.