Biografia

Golden Earring é uma banda de (hard)rock dos Países Baixos.Fundada em 1961 (na época chamada de “Golden Earrings” sendo o ‘s’ retirado em 1969) pelos amigos George Kooymans (guitarra/vocais) e Rinus Gerritsen (baixo/teclados/vocais). Ápós muitos anos e trocas sucessivas de formações, emplacaram seu primeiro grande hit na parada holandesa em 1965 - ‘Please go’ - e seu segundo single, ‘That Day’(1966), foi um enorme sucesso naquele país sendo batido somente por ‘Michelle’ da The Beatles. Em 1968 chegaram ao #1 no top chart holandês com a música ‘Dong-Dong-Di-Ki-Di-ki-Dong’.

A escalada de sucessos locais continuou nos anos seguintes até o lançamento do álbum ‘Eight Miles High’(1969), terceiro com Barry Hay nos vocais, cujo grande sucesso da faixa título, um cover com 19 minutos dos The Byrds, os levou a invadir os EUA e disputar espaço com bandas iniciantes como Led Zeppelin, Eric Clapton,Jimi Hendrix,e Carlos Santana. Em 1970 com seu line-up estabilizado com a entrada do vocalista e multiinstrumentista Barry Hay e o baterista Cesar Zuiderwijk adotaram uma linha mais hard em seu pop rock, inspirados no The Who, para quem abriram os shows da turne européia de 1972.

Em 1974 o trabalho ‘Moontan’que tornou-se um marco em sua carreira devido ao enorme sucesso mundial da faixa ‘Radar Love’, até hoje emblemática para a banda, tanto na Europa quanto nos EUA. Convidado, o grupo excursionou pelos EUA abrindo shows de Kiss, Aerosmith, Rush, Pink Floyd e Deep Purple e dos Doobie Brothers. Por falta de interesse da banda em se radicar e promover-se nos EUA seu sucesso teve curta duração. O prestígio da Golden Earring tornou-se invejavelmente estável emplacando até mesmo um novo grande sucesso com ‘Twilight Zone’, do álbum ‘Cut’ de 1982 e com ‘When The Lady Smiles’ de 1984. São até hoje cultuados tanto na Europa -nos Países Baixos, onde são deuses, já conquistaram mais de 30 Discos de Ouro e outros tantos de Platina- quanto nos EUA, onde já fizeram 13 tours, e lançaram álbuns -32 no total- com uma regularidade incrível para uma banda de hard fora do eixo EUA-Inglaterra.

Golden Earring comemora seu 50º aniversário em 2011 e tem se apresentado praticamente de forma contínua desde sua fundação em 1961. Eles mantém seu line-up sem alterações dos quatro mesmos músicos desde 1970, sendo que de tempos em tempos um quinto membro é adicionado (Robert Jan Stips, tecladista holandês e líder da lendária banda Supersister). Juntamente com Rolling Stones, Beach Boys e The Lords, Golden Earring é uma das mais antigas bandas ainda em atividade hoje em dia. Além disso, mostram que possuem, sem sombra de dúvidas, a lineup mais estável de todas essas bandas veteranas (a banda texana ZZ Top detém o recorde de estabilidade, porém é uma banda mais nova, formada em 1969).

Atualmente, os shows do Golden Earring são marcados um mês sim, outro não. Isso se deve principalmente ao fato do vocalista Barry Hay se deslocar para a ilha de Curaçao no Caribe, onde fixou residência e vive hoje em dia durante o tempo em que a banda não se apresenta.

Editado por pandazpa em Out 27 2014, 1h49

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.