Biografia

Glen Hansard (nascido em 21 de Abril de 1970 em Dublin, Irlanda) é o ganhador do Oscar de Melhor Canção Original, compositor e vocalista/guitarrista de um grupo de rock irlandês chamado “The Frames”.

Aos 13 anos, Hansard saia da escola para se apresentar em locais públicos por gorjetas nas ruas locais de Dublin. Ele ganhou sua primeira atenção pública como guitarrista Outspan Foster no filme de Alan Parker, “The Commitments”. Em 2003, ele apresentou o programa de televisão “Other Voices: Songs from a Room”, que descobria talentos da música irlandesa na emissora RTÉ.

Em 21 de abril de 2006, ele lançou seu primeiro álbum solo, “The Swell Season”, da gravadora Overcoat Records em colaboração da cantora e multi-instrumentista tcheca Markéta Irglová, o finlandês Marja Tuhkanen (no violino e viola) e do francês Bertrand Galen (no violoncelo). Hansard também passou parte de 2006 na frente das câmeras durante um music-infused irlandês chamado “Once” (Apeas uma Vez), o qual Hansard faz o papel de um “busker” de Dublin, e Irglová uma imigrante vendedora de rua. O filme teve sua estréia americana no Sundance Film Festival em 2007 e recebeu o Prêmio de Audiência do Festival de Cinema Mundial. Durante as filmagens, ele começou a namorar Irglová. Sobre seu relacionamento Hansard diz: “Eu fiquei apaixonado por ela por um longo tempo, mas não parava de dizer que ela era só uma criança”. Uma das canções que escreveram juntos para o cinema (“Falling Slowly”) ganhou um Oscar de Melhor Canção em fevereiro de 2008. Hansard e Irglová também registraram uma versão de Bob Dylan “You Ain’t Goin’ Nowhere” para o filme “I’m Not There”, em 2007.

Para além de seus projetos com The Frames e Irglová, Hansard também apareceu como parte da banda em 2006 o álbum Oxfam Charity, The Cake Sale. Além disso, Hansard gravou algumas canções covers, sozinho e como membro da banda Colm Mac Con Iomaire, para o Today FM discos “Even Better than the Real Thing”. As canções que ele gravou incluem Justin Timberlake “Cry Me a River” no Vol. 1 e Britney Spears “Everytime” no Vol. 2.

Nomeações:
Grammy Award 2008 Best Song Written for Motion Picture - “Falling Slowly” de “Once”

Prêmios:
Academy Award 2008 Achievement in Music Written for Motion Picture (Original Song) - “Falling Slowly” de “Once”.

Influências:
Hansard comentou sobre suas influências musicais: “Na minha casa, quando eu era criança, havia a santa trindade, que era Leonard Cohen, Van Morrison e Bob Dylan sentado no centro.” Hansard e The Frames fizeram um tour para apoiar o ato de Bob Dylan na Austrália e na Nova Zelândia em agosto de 2007 e Hansard frequentemente realiza canções de Van Morrison em seus concertos. “Into the Mystic” e “And the Healing Has Begun” foram incluídos na edição do coletocionador da trilha sonora do filme “Once”.

Editado por MadCoeur em Mar 1 2009, 22h50

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.