Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Gary Oldman

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Leonard Gary Oldman (Londres, 21 de março de 1958) é um ator, diretor e produtor cinematográfico britânico nascido na Inglaterra. Foi membro do júri do Festival de Cannes em 1993.

Biografia
Filho de um soldador e de uma empregada doméstica, Oldman estudou a arte dramática de maneira aprofundada na Britain’s Rose Brufford Rose Drama College, não se formando apenas como ator mas também saindo bacharel nessa área no ano de 1979. Chegou a ganhar alguns prêmios na década seguinte, exercendo vasta atividade nos palcos londrinos.

Estreou no cinema em 1981. Em 1983, Gary protagonizou seu terceiro filme, Sid e Nancy - O Amor Mata, interpretando Sid Vicious, e com isso chamou a atenção da crítica para sua personalidade. Quatro anos depois encarnou o dramaturgo Joe Orton (assassinado a machadadas por seu amante) no filme “O Amor não Tem Sexo”. Foi indicado para o Oscar britânico de melhor ator, por sua elogiada atuação no longa.

Nessa altura, sua figura “sombria” estava na mira de Hollywood, onde continuou ‘personificando o mal’. Em 1991, atuou em JFK - A pergunta que não quer calar, filme dirigido por Oliver Stone, no qual interpretava Lee Harvey Oswald, o homem que atirou e matou o presidente John Kennedy. A partir daí, sua filmografia foi crescendo com menos intervalos.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Drácula de Bram Stoker, “Minha Amada Imortal” (como o compositor Ludwig van Beethoven), “Força Aérea Um” e o telefilme Jesus onde - é claro - se encarregou do papel de Pôncio Pilatos. Por essa atuação ganhou um milhão de dólares, quantia inferior à recebida em “Perdidos no Espaço”, cinco milhões.

Vídeos

Tendência musical

2.842ouvintes no total
15.900scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes