Biografia

Fanny foi uma banda americana, liderada por June Millington. Foi uma das primeiras bandas de rock a apresentar apenas mulheres em sua formação e a terceira a assinar com uma grande gravadora, depois de Goldie & the Gingerbreads e The Pleasure Seekers (Mercury Records). Elas chegaram ao Top 40 duas vezes com a música “Charity Ball”, em 1971, e “Boy Butter”, em 1975, atingindo um máximo de # 40 e # 29 respectivamente, na Billboard Hot 100. Fanny foi a primeira banda feminina a lançar um álbum em uma grande gravadora.

Fanny foi formada pela guitarrista June Millington (nascida em 14 abril de 1948, Manila, Filipinas), sua irmã baixista Jean (nascida em 25 de maio de 1950, Manila, Filipinas), a baterista Alice de Buhr (nascida em 1950, Mason City, Iowa, EUA ), e a tecladista Nickey Barclay (nascida em 1951, Washington DC, Maryland, EUA). O grupo assinou com a Warner Bros imprint Reprise Records em 1969, e lançaram quatro álbuns com esta gravadora(até 1973).

Com o jovem engenheiro Leslie Ann Jones como seu gerente de turnê e técnico de som ao vivo, Fanny viajou o mundo, abrindo shows para algumas bandas como Slade, Jethro Tull e Humble Pie, ganhando popularidade no Reino Unido e nos EUA com “Charity Ball” em anos anteriores, e com “ I’ve Had It” e “Butter Boy”, sendo esses os singles mais tocados da banda em 1974. A partir do álbum Rock and Roll Survivors a banda assina contrato com a Casablanca Records, em 1974 (depois que Patti Quatro e Brie Brandt entraram na banda). Alguns anos antes, em 1971, Fanny havia feito arranjos para o álbum auto-intitulado de Barbra Streisand.

David Bowie, fã da banda, disse a revista Rolling Stone em 29 de dezembro de 1999: “ Umas das bandas femininas mais importantes do rock americano foi enterrada sem deixar vestígios. E essa banda é Fanny. Ela foi uma das melhores bandas de rock… de seu tempo…, em 1973 elas foram extraordinárias… ela é tão importantes quanto qualquer outra banda tenha sido, simplesmente não era o seu tempo.”

June e Jean Millington continuaram a gravar e lançar discos juntas depois da banda dissolvida, mais recentemente no grupo Slammin’ Bades. June, foi descrita pela revista Guitar Player como a guitarrista mais quente da indústria da música. Ela teve uma carreira como profutora, produzindo álbuns para alguns artistas como Holly Near, Cris Williamson e Bitch and Animal. Jean também fez trabalho de estúdio para muitos artistas, inclusive para Keith Moon, Bowie e Roderick Taylon. Jean continua a tocar baixo, tanto em estúdio de gravação como em concertos, e também é uma herbalist.

Patti Quatro continuou a fazer trabalho de estúdio para artistas, incluindo Suzi Quatro, ELO, Keith Moon e France Gall. Ela trabalhou também com turismo e esta envolvida em um projeto musical com outras bandas femininas.

Brien Howard, agora com o nome de Brie Howard – Darling, continuou fazendo turnês ao longo dos anos 80 e 90, tocando e gravando com vários artistas como Carole King, Jimmy Buffett, Elton John, Robbie Nevil e Jack Wagner. Ela também liderou a banda feminina American Girls como baterista e vocalista.

Sua banda seguinte foi Boxing Gandhis, da qual é co-vocalista e percussionista. A banda lançou dois discos (Boxing Gandhis em 1994 e Howard em 1996) antes de se separarem em 2001. A banda foi reformada algum tempo depois para shows periódicos em L. A.

Um show de reencontro com as irmãs Millington e de Buhr foi realizado em Berklee College of Music, em 20 de abril de 2007, onde os membros da banda receberam o prêmio Rockrgrl Women Of Valor pelas suas realizações.

Integrantes.

Formação Original.

Jean Millington: Vocais, Baixo e Guitarra.
June Millington: Guitarra e Vocais.
Nickey Barclay: Teclados e Vocais.
Alice De Buhr: Bateria e Vocais.

Outras.

Patti Quatro: Guitarra e Vocais (Ex- Suzi Quatro)
Brie Brandt-Howard: Bateria e Vocais.
Cam Davis: Bateria.

Editado por Bizmuto em Mar 19 2015, 4h07

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 2. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.