Biografia

Fall Out Boy é uma banda do subúrbio de Chicago, Estados Unidos, criada em 2001. O nome foi escolhido pelo público no primeiro show da banda; é inspirado em um personagem da série de TV Os Simpsons e tem como referência uma banda chamada “Shadow Night”, que não é muito conhecida pelo mundo afora, mas tem uma boa carreira nas estradas…

Joe Trohman e Pete Wentz se conheceram num evento de punk e hardcore em Chicago. Os dois decidiram criar uma banda diferente do Punk/Hardcore e parecida com bandas que eles escutavam como Green Day, Descendents e The Smiths. Em 2001, Trohman conheceu Patrick Stump numa loja de livros. Joe Trohman depois apresentou Patrick ao Pete Wentz. Patrick Stump originalmente começou sendo o baterista da banda, mas depois virou o cantor, sem ter nenhuma experiência como vocalista. A banda chamou T.J. “Raccine” Kunasch e Mike Pareskuwicz para tocarem guitarra base e bateria.

Em 2003 foi lançado o primeiro CD, Fall Out Boy’s “Evening Out with Your Girlfriend”. Gravado em 2002, não era pra nem ter sido lançado como um álbum. A história mais famosa diz que Raccine e Mike saíram da banda devido ao fracasso de vendas, mas a verdade é que Raccine ficou muito pouco na banda, ao ponto de nem ter participado das gravações do álbum. Mike acabou saindo em algum ponto mais tarde. Pete recrutou seu amigo Andy Hurley, na época baterista do Project Rocket, uma banda na qual eles já haviam gravado um EP juntos, o Split (de 2002).

Ainda em 2003 foi lançado o Take This to Your Grave, primeiro álbum com sucesso considerável da banda. Ele contém os singles Dead on Arrival, Grand Tcheft Autumn - Where Is Your Boy e Saturday.

Em 2005 o terceiro CD e que deu grande projeção à banda: “From Under the Cork Tree”. Foi uma verdadeira coleção de prêmios. A banda passou a ser bem mais conhecida e respeitada. São deste álbum “Sugar, We’re Goin Down” e “Dance, Dance”.

Após dois anos colhendo os frutos de “From Under the Cork Tree”, a banda lança o CD “Infinity On High”, que foi mais um grande sucesso. Na sua semana de estréia foi o disco mais vendido dos EUA, chegando ao 1º lugar no ranking da Billboard. Faixas como “This Ain’t a Scene, It’s an Arms Race” e “Thnks fr th Mmrs” fizeram sucesso em várias rádios por todo mundo.

Em abril de 2008 foi lançado um projeto Ao Vivo. “Live In Phoenix” fez uma grande coletânea de músicas consagradas do FOB. A única música que estreou neste CD/DVD foi Beat It, um cover de Michael Jackson e com participação de John Mayer.

O 5° álbum da banda, chamado Folie à Deux, foi lançado em 13 de dezembro de 2008. O álbum foi aclamado pela critica, ganhando a certificação de Ouro nos EUA e Platina na Australia São deles os singles I Don’t Care, America’s Suitehearts, What a Catch, Donnie e Headfirst Slide Into a Cooperstown on a Bad Bet.

Em Novembro de 2009 ocorre o lançamento do Believers Never Die - Greatest Hits, que contém os maiores singles da banda e mais 2 músicas inéditas, sendo elas “From Now On We Are Enemies” e Alpha Dog.



Depois do lançamento do Greatest Hits, em 2009, a banda anuncia que entrará em hiato indefinido.

Patrick Stump anuncia uma carreira solo, na qual lançou um EP (Truant Wave) e um álbum (Soul Punk).

Pete Wentz inicialmente tinha dito que iria tirar um tempo livre para seu filho, Bronx, e sua esposa, Ashlee Simpson, mas, vendo que não conseguiria viver sem fazer música, iniciou um novo projeto em 2010 chamado Black Cards, junto com Bebe Rexha, Nate Patterson e Spencer Peterson. O projeto no início contava com um estilo musical diferente, misturando ska, dance e reggae (incluindo o vocal feminino de Bebe), mas em 2011/2012, depois de muitos atrasos no lançamento do álbum, Nate e Bebe anunciaram as suas saídas do projeto. Pete anunciou a mudança do grupo para uma dupla de música eletrônica, mais tarde lançando duas mixtapes (Up The Anti – Volume 1 e Moodswing x Karmaloop SXSW Mixtape (with DJ Benzi)) e um EP (Use Your Disillusion).

Joe Trohman e Andy Hurley formaram uma nova banda de heavy metal em 2010 com membros do Anthrax e Every Time I Die, entitulada The Damned Things, lançando um álbum (Ironiclast). Andy também toca na banda de hardcore Burning Empires, além de tocar em outras bandas de hardcore punk/heavy metal. Com o The Damned Things entrando em hiato mais tarde, Joe formou em 2012 o With Knives, banda de gothic punk, e Andy passou a tocar bateria para a banda de hardcore Enabler.



A partir de Agosto de 2012, diversos rumores passaram a surgir na internet anunciando a volta do Fall Out Boy. Beau Bokan, do Blessthefall, revelou em sua conta do Twitter que era “oficial” que o Fall Out Boy estava escrevendo músicas novas, o que foi desmentido por Patrick, Pete e Joe. Beau disse que recebeu informações da reunião de um dos membros durante a Warped Tour. A acessoria do Fall Out Boy pediu para que ele deletasse o post. Depois de muitos boatos desmentidos pelos membros, em 01/02/13 mais rumores surgiram pelo Twitter, que foram desmentidos pelo Joe. No dia seguinte, o programa Jimmy Kimmel Live anunciou o Fall Out Boy entre as atrações de seu programa do dia 13/02. Nada foi desmentido dessa vez, até que em 04/02/2013, às 10:47h (horário de Brasília), os quatro membros anunciaram sua volta em diversas redes sociais. Um novo single com clipe foi lançado, “My Songs Know What You Did in The Dark”, além de um novo álbum, “Save Rock And Roll” anunciado para 06-07/05 e uma turnê pelos EUA.

O Fall Out Boy está oficialmente de volta.

http://falloutboyrock.com

Editado por MuriloRomera em Fev 11 2013, 19h19

Fontes (ver histórico)

patrickstump.com
Contas de twitter, facebook, tumblr dos membros e da banda
falloutboyrock.com

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 2001
Separou-se em
  • 2009
Refundada em
  • 2013
Fundada em
  • Chicago, Estados Unidos
Membros da banda
Site oficial

Você está vendo a versão 31. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.