Explosions in the Sky é uma banda de post-rock instrumental formada em 1999, em Austin, no Texas. Quando da formação da banda, Munaf Ravani, Mark Smith e Michael James tinham acabado de se mudar de Midland para Austin e o baterista Chris Harsky tinha saído de Illinois também para Austin. Seu nome inicial era Breaker Morant.

A banda ganhou reputação pelos seus shows e alguma mediatização graças ao seu segundo álbum, Those Who Tell the Truth Shall Die, Those Who Tell the Truth Shall Live Forever, que, diziam os rumores, que continha ligações ao 11 de Setembro. O álbum foi lançado no final de Agosto de 2001 e trazia, entre outros, uma imagem de um avião com a seguinte legenda: “This Plane Will Crash Tomorrow” (este avião vai chocar amanhã).

Friday Night Lights, o filme de futebol baseado no livro com o mesmo nome, tinha uma trilha sonora composta majoritariamente por canções de Explosions in the Sky, quer recentes quer de álbuns antigos.

21: The Rescue é um trabalho experimental no qual se podem encontrar músicas compostas pela banda ao longo de oito dias. As palmas e o estalar dos dedos em “Day Eight” é um bom exemplo da reestruturação harmoniosa do som da banda.

How Strange, Innocence, o primeiro album da banda, foi re-masterizado e novamente lançado em 2005. A primeira edição do álbum (em 2000) era de apenas 300 Cd-R e a banda revelou considerar esse trabalho muito naïve e simples. Desde aí, dizem ter aprendido a amar e a odiar.

O mais recente album, “All of a Sudden, I miss everyone”, saiu a 20 de Fevereiro de 2007.

Rayani já disse que não considerava a banda como post-rock, e somente como rock. Sua fala original foi “We don’t consider ourselves post-rock at all; we consider ourselves a rock band.” e pode ser conferida aqui.

Alinhamento:

Munaf Rayani - guitarra
Mark Smith - guitarra
Michael James - baixo/guitarra eléctrica
Chris Hrasky - bateria

(tradução com algumas alterações da biografia escrita em inglês)

Editado por elementalskun em Abr 25 2010, 3h27

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.