Biografia

Example, ou mesmo Elliot John Gleave, nasceu em 20 de junho de 1982 em West London. É um cantor britânico e rapper que atualmente é contratado pela Data Records. Seu pseudônimo surgiu devido à formação de suas iniciais, E.G., que em latim é uma abreviatura comum a “exampli gratia”, que significa “por exemplo”.
Começou com um CD de Rap que não teve muito sucesso comercial, chamado “What We Made” que foi lançado pela Warner Bros. Records, após um período assinou com a Data Records e mudou seu estilo musical para a música eletrônica combinando a mesma com rap e outros elementos, dessa mudança e fusão ele alcançou as paradas com hits como “Won’t Go Quietly”, “Kickstarts” e “Changed The Way You Kiss me”, não muito conhecidos no Brasil, mas com desempenho e sucesso muito grandes na Europa.
Alegou em entrevistas que a principal razão que ele começou a cantar rap era devido à sua introdução ao Hip-Hop através de álbuns de Wu-Tang Clan e Snoop Dogg.
Com 15 anos, Example inscreveu-se para sua primeira batalha rap numa casa de festa em Sheperds Bush e em suas palavras “Destruiu completamente um idiota inútil e uma briga começou assim que [ele] correu para casa”. Em 1992, ele ganhou o prêmio de “Royal Mail Poet of the Year”
Enquanto estava na universidade, Example criou a garagem “MCing” para obter algum dinheiro. Foi durante este período que ele conheceu Joseph Gardner AKA Rusher, o produtor que mais tarde iria passar a trabalhar com ele. Example e Rusher fizeram um álbum conceitual na cabine de som do departamento de cinema da Universidade, que incluía a faixa que iria estar no primeiro vinil white-label de Example, “A Pointless Song”. Após graduar-se em 2003, Example mudou-se para a Austrália durante um ano em que ele “fez muito paisagismo, decoração e trabalho em andaimes”. Example tinha vocais na qual empregava-se elementos estilísticos semelhantes ao da música Blues de 1970.


- Discografia:

• What We Made [2007]
• Won’t Go Quietly [2010]
• Playing in the Shadows [2011]
• The Evolution Of Man [2012]
- Mixtapes:

• We Didn’t Invent the Remix [2006]
• What We Almost Made [2008]
• The Credit Munch [2009]
• The Big Dog Blog Mix (com Wire) [2010]

Editado por vitorsouto em Fev 18 2013, 2h40

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 8. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links