Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Emil Gilels

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Emil Grigoryevich Gilels (em russo Эми́ль Григо́рьевич Ги́лельс) , nascido em Odessa a 19 de outubro de 1916 e falecido em Moscou a 14 de outubro de 1985, era um pianista clássico, aclamado pela crítica por causa do seu brilhante domínio da técnica e pelo apurado controle da tonalidade do piano. Gilels ostenta um imenso repertório, que variava de Scarlatti e Bach até os compositores contemporâneos, como Stravinsky e Prokofiev. Desse repertório, pode-se destacar as interpretações das obras de Robert Schumann, Johannes Brahms e, principalmente, Sergei Prokofiev e Ludwig van Beethoven.

Começou a estudar piano aos seis anos de idade com o professor Yakov Tkach, e fez sua primeira apresentação em público em 1929. Em 1930, Gilels ingressou no Conservatório de Odessa, onde foi aluno de Berta Reingbald, a quem atribui como sua primeira influência de formação.
Em 1933, com apenas 16 anos, Gilels vence o inédito “Concurso de piano da União Soviética”. Após a graduação no Conservatório de Odessa, em 1935, Gilels ingressou no Conservatório de Moscou, onde foi aluno do famoso professor Heinrich Neuhaus e companheiro do pianista Sviatoslav Richter. Em seu último ano deConservatório, aos 21 anos, Gilels venceu o Festival Internacional Ysaÿe em Brussels, derrotando, pianistas do calibre de Arturo Benedetti Michelangeli (que recebeu nota zero dos juízes italianos) e Moura Lympany.
Gilels foi o primeiro artista soviético a ter permissão de viajar extensivamente para o Ocidente.

Principais álbuns

Tendência musical

39.873ouvintes no total
392.881scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes