Električni Orgazam (“Orgasmo Elétrico” em servo-croata) é uma das bandas mais importantes da cena da New Wave iugoslava dos anos 80 e 90 (“Novi Val”). Foi formada em 1980 em Belgrado (atualmente na Sérvia), mesmo ano da morte de Tito. A formação original era: Srđan Gojković (vocal e guitarra), Ljubomir Jovanović (guitarra), Marina Vulić (baixo) e Ljubomir Đukić (teclados). O grupo começou tocando num estilo mais parecido com o pós-punk britânico, mas depois se aproximou de uma estética radiofônica. Em 1989, a banda se desfez, e se reuniu novamente em 1991, sendo ativa até hoje.

Seus sucessos incluem “Zlatni papagaj”, “Krokodili dolaze”, “Nebo”, “Skamenjen” e “Igra rokenrol cela Jugoslavija”. Seu terceiro disco, “Les Chansones Populaires”, é feito de covers rock de músicas de David Bowie, The Doors, T-Rex, Rolling Stones e Velvet Underground, entre outros.

No início, gravavam com o selo estatal Jugoton, mas depois chegaram a assinar com a B92, a empresa que começou como uma rádio estudantil alternativa e cresceu até se tornar um conglomerado de mídia.

É, até hoje, uma das mais respeitadas bandas da antiga Iugoslávia.

Editado por peterklausz em Nov 1 2008, 2h23

Fontes

lavra própria

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links