Biografia

Editors é uma banda de indie rock de Birmingham, Inglaterra cujos membros se conheceram na Universidade de Staffordshire. Os membros que a compõem são Tom Smith (letrista/vocalista/guitarrista), Justin Lockey (guitarrista), Russ Leetch (baixista) e Ed Lay (baterista) e Elliot Williams (Sintetizador). Chris Urbanowicz saiu da banda no começo de 2012 para seguir seu projeto particular. O som enérgico da banda é frequentemente comparado ao de bandas como Joy Division, The Smiths, Echo & The Bunnymen, Kitchens of Distinction, The Chameleons e Interpol.

O grupo nem sempre teve este nome, eram previamente conhecidos como The Pride, antes de modificarem a formação e começarem a chamar-se Snowfield, tornando-se numa banda popular sem contrato. Mantiveram o nome até assinarem com a Kitchenware Records em Setembro de 2004.

O seu primeiro single “Bullets” lançado em edição limitada de 500 cópias na mesma Editora a 24 de Janeiro de 2005; rapidamente ganhou o apoio das estações de rádio como a Xfm e 6 Music (britânicas). A sua popularidade foi aumentando conforme outros singles eram editados, conquistando cada vez mais fãs.

O álbum de estreia “The Back Room” foi editado a 25 de Julho de 2005, foi aplaudido pela crítica.

Nos estados Unidos, o cd foi lançado apenas a 21 de Março de 2006, onde o primeiro single foi “Munich” , bem recebido por diversas rádios americanas de música indie, fez crescer a fama da banda, possibilitando a participação da mesma em variados festivais americanos em 2006. A banda actuou no Late Night with Conan O’Brien a 30 de Março do mesmo ano.

Em Junho de 2007 foi editado o novo album, “An End Has a Start”, da qual sairam quatro singles: Smokers Outside the Hospital Doors, The Racing Rats, An End Has a Start e Push Your Hands Towards the Air.

A estreia da banda em Lisboa, Portugal, deu-se no dia 7 de Junho de 2006, no afamado Festival Super Bock Super Rock, com uma actuação aplaudida não só pelos que assistiram mas também pela crítica. A banda voltou a Portugal por mais três vezes: Novembro de 2007, no pavilhão do Belenenses, Fevereiro de 2008, Campo Pequeno e, mais recentemente, Paredes de Coura

No dia 16 de abril de 2012, Chris Urbanowicz deixou a banda para seguir com projetos pessoais.

Editado por Vinderen em Dez 6 2012, 17h58

Fontes (ver histórico)

Wikipedia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Fundada em
  • Birmingham, Inglaterra

Você está vendo a versão 11. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.