Biografia

Eddie Vedder (nascido em Evanston, no Illinois com o nome de Edward Louis Seversen III em 23 de Dezembro de 1964) é vocalista e autor das letras do grupo musical Pearl Jam, de Seattle. Toca guitarra e ocasionalmente ukelele.

Eddie Vedder teve uma infância perturbada, sabe-se que é filho de pais separados: sua mãe casou com um advogado, que adotou Eddie quando criança, e assim passou a chamar-se Eddie Muller. Mais tarde, após nova separação de sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder.

Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie descobriu a verdadeira identidade do pai. Diz-se que “Alive” descreve a situação de Eddie Vedder, mas de uma forma mais dramática).

Eddie estudou até a “high school”, apesar de ter tentado ir as aulas da faculdade. Fascinado por basquete e por surf, o vocalista da banda de Seattle iniciou a sua carreira musical numa banda chamada Bad Radio (onde escreveu Better Man). Mais tarde participou no único álbum homônimo do projeto Temple of the Dog (banda em homenagem ao vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, que tinha morrido recentemente de overdose). Com o fim do Temple of the Dog, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim, no inicio dos anos 90, a banda Pearl Jam.

Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo fato de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto escrevendo “pro choice” em seu braço ao som da música Porch.

Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors (em memória a Jim Morrison). Casou em 1994 com Beth Liebling, na cidade de Roma, com quem namorava desde 1984. Beth é membro da banda Hovercraft na qual Eddie fez algumas participações. O casamento durou até 2001. Em 2002, Eddie conheceu a modelo americana Jill Mccormick, com quem tem uma filha, Olivia Vedder, nascida em 2004.

Depois de especulações sobre o suposto envolvimento de Eddie com drogas (que o levariam mais tarde a sofrer de bulimia) a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos.

Durante os últimos tempos a banda tem-se mantido mais recatada, sendo que no ano de 2004 fez, com outras bandas de renome, uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto ao presidente Bush (tentativa que não surtiu efeito. Eddie foi muito criticado pela imprensa e pelos fãs por ter queimado em palco uma máscara de George W. Bush).


Editado por letsfucktonight em Ago 29 2012, 7h55

Fontes (ver histórico)

Wikipedia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 7. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras