Biografia

Eddie Rabbitt (nascido Edward Thomas Rabbit; Nova York, 27 de novembro de 1941 - 7 de maio de 1998) foi um cantor e compositor de música country americano. Rabbitt conseguiu muito sucesso no cenário do pop com sua música, e ajudou a desenvolver o gênero crossover entre os dois estilos durante as décadas de 1970 e 1980. Durante sua carreira teve 26 singles que ocuparam a primeira posição nas paradas de música country da revista Billboard.

Carreira

Eddie Rabbitt nasceu de imigrantes irlandeses que se estabeleceram no Brooklyn, em Nova York, e foi criado em East Orange, Nova Jersey.[1] Na década de 1960 gravou para as gravadoras 20th Century Records e Columbia Records. Em 1968 se mudou para Nashville, no Tennessee, onde iniciou carreira como compositor; Roy Drusky e George Morgan, entre outros artistas da época, gravaram suas canções. Seu primeiro grande sucesso veio em 1969, quando Elvis Presley gravou “Kentucky Rain”. A canção obteve o disco de ouro, e marcou Rabbitt como um dos compositores jovens mais promissores de Nashville.

Em 1974 foi contratado pela Elektra Records, e seu primeiro single, “You Get To Me”, chegou ao Top 40 daquele ano. Em 1976 uma canção de Rabbitt chegou pela primeira vez à primeira posição nas paradas de country music, com a canção “Drinkin’ My Baby (Off My Mind)”. Na mesma época conseguiu destaque com as canções “You Don’t Love Me Anymore” e “Every Which Way But Loose”, que era a canção-título de um filme de Clint Eastwood com o mesmo nome.

Seus maiores sucessos vieram, no entanto, em 1981, com as canções “I Love a Rainy Night” (que chegou ao primeiro lugar nas paradas de música pop), “Drivin’ My Life Away” (5º lugar) e “Step By Step” (5º lugar); e durante o resto da década de 1980 Rabbitt conseguiu mais alguns sucessos. Em 1982 juntou-se a outra estrela do crossover entre a música pop e a country, Crystal Gayle, para gravar o dueto “You and I”, e “Someone Could Lose a Heart Tonight” estreou nas paradas pop no 15º lugar

Alguns de seus outros sucessos que chegaram à primeira posição foram “The Best Year of My Life,” cover de “The Wanderer”, de Dion DiMucci, “I Wanna Dance With You,” “On Second Thought” e “Both to Each Other (Friends and Lovers)”, um dueto com Juice Newton. No entanto, no fim da década, seu sucesso começou a diminuir, e seus singles gradualmente deixaram de entrar no Top 40.

Em 1977 foi nomeado Melhor Vocalista Novo pela Academy of Country Music Awards. Em 1981 venceu um American Music Award como Melhor Vocalista de Pop. Aos poucos Rabbitt se afastou, no entanto, da mistura entre os dois estilos; sua carreira entou em declínio, à medida que artistas contemporâneos, como Garth Brooks e Clint Black, subiam nas paradas de música country. Rabbitt continuou, no entanto, a gravar a fazer shows; na década de 1990 esta produção diminuiu, devido à doença de seu filho mais jovem; após sua morte, Rabbitt envolveu-se com instituições de caridade que cuidavam de crianças enfermas.

Ao longo de sua carreira Rabbitt obteve 26 canções na primeira posição das paradas de sucesso country e oito sucessos no Top 40 de música pop. Em 7 de maio de 1998 Rabbitt morreu de câncer pulmonar, aos 56 anos. Foi enterrado no Cemitério Calvary, em Nashville.

Influência e regravações

A canção “I Love a Rainy Night” apareceu com destaque na trilha sonora do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, na estação de rádio fictícia K-ROSE, especializada em música country. A mesma canção é mencionada pela banda americana Weezer na letra de “Heart Songs”, como uma das influências do cantor da banda, Rivers Cuomo.

Em 2007 o cantor americano de música country Tim McGraw regravou “Suspicions”, em seu álbum Let It Go.

Editado por EuamobaladeGoma em Fev 28 2010, 4h51

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.