Biografia

Duran Duran é uma banda de inglesa, formada em 1978. É uma das bandas mais importantes da explosão no começo da década de e ainda muito cultuada por fãs de todo o mundo.

Inspirado na cena e disco do final dos anos 70, os amigos de escola Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (guitarra naquela época, posteriormente baixo) formaram uma banda em 1978. Convidaram Simon Colley (baixo e clarinete) e Stephen Duffy (vocal) para completar aquele que seria o Duran Duran - nome que remete ao vilão Dr. Durand Durand, do filme de ficção científica Barbarella (de Roger Vadim).

Os primeiros concertos do Duran Duran foram realizados na cidade de Birmingham, com auxílio de uma bateria eletrônica. Duffy e Colley deixaram o grupo pouco mais de um ano depois. Andy Wickett assumiu os vocais e Roger Taylor também ingressou como baterista da banda. Ainda em 1979, Wickett saiu do grupo.

Depois de gravarem uma demo, os membros do Duran Duran colocaram um anúncio em um jornal, na busca de um guitarrista para o grupo. Através disso, contrataram Andy Taylor. Faltava apenas um vocalista. Após rápidas passagens de alguns vocalistas, Simon Le Bon, da banda punk Dog Days, foi apresentado por sua namorada, uma garçonete de um bar de Birmingham, na qual o Duran Duran costumava tocar. Ele acabou assumindo os vocais do Duran Duran.

No final de 1980, o Duran Duran já era um grupo conhecido do circuito britânico. A banda assinou um contrato com a gravadora EMI, que lançou em 1981 “Planet Earth”, primeiro compacto do grupo. O single alcançou um grande sucesso e chegou a posição 12 da parada musical britânica.

A partir daí, aumentou a popularidade do Duran Duran. Em uma época em que surgiam os videoclipes, “Girls on film” tornou-se o primeiro single da banda no Top 10 do Reino Unido. O video de “Girls on film” foi proibido pela rede de televisão BBC. Ainda naquele ano seria lançado o LP “Duran Duran”. Sucesso de vendas, o álbum chegou ao terceiro lugar da parada britânica e permaneceu nela por 118 semanas.

No ano seguinte, foi lançado o álbum “Rio”, outro grande sucesso nas paradas musicais da Europa. Destaque para as canções “Hungry Like The Wolf” e “Save A Prayer”, ambas Top 10. Em 1983, o o Duran Duran começou a fazer sucesso nos Estados Unidos. O videoclipe de “Hungry Like The Wolf” passou a ser executado com freqüência na programação da MTV estadunidense e o single logo se tornou Top 10 naquele país. No Reino Unido, “Is There Something I Should Know” virava o primeiro número 1 do Duran Duran.

Popular, o Duran Duran teve mais um álbum lançado em 1983: “Seven and The Ragged Tiger” (#1 no Reino Unido e #8 nos Estados Unidos). “The Reflex”, daquele álbum, foi o primeiro número 1 da banda nos Estados Unidos.

No final de 1984, foi lançado o compacto de “Wild Boys” (#2 nos Estados Unidos e Reino Unido) e o grupo participou da gravação de “Do They Know It’s Christmas”, canção ideliazada por Bob Geldof para arrecadar fundos para a população da Etiópia e embrião, no ano seguinte, do Live Aid - concerto no qual o Duran Duran apresentou quatro canções.

Ainda em 1985, o grupo foi convidado para fazer o tema de “A View To a Kill”, último filme de Roger Moore como 007. Foi também uma fase de projetos paralelos dos integrantes da banda. Enquanto Andy e John criaram o grupo Power Station, os outros três integrantes do Duran Duran fundaram o Arcadia.

No início de 1986, Roger Taylor deixou o Duran Duran, seguido meses depois por Andy Taylor. Ainda assim, como trio, o grupo lançou o LP “Notorious”, último álbum de sucesso da banda. Destaque para a faixa-título e para “A Matter Of Felling”, que embora não seja uma das canções mais populares do Duran no mundo, ela fez muito sucesso nas paradas musicais [{Brasil|brasileiras]].

Em janeiro de 1988, o Duran Duran se apresentaram em São Paulo e Rio, durante o Festival Hollywood Rock. Mas o sucesso comercial da banda continuava, mesmo com o lançamento do álbum “Big Thing”, de 1988, e com a canção “I Don’t Want Your Love” alcançando um Top 10. No ano seguinte, foi lançado “Liberty”, sem sucesso. Naquela época, o guitarrista Warren Cuccurullo (que tocava como músico de apoio para a banda) foi integrado ao Duran Duran.

Em 1993, foi lançado o álbum “Duran Duran”, que ficou conhecido como “The Wedding Album” por causa das fotos de casamentos dos pais dos integrantes do grupo. Deste disco, “Ordinary World” e “Come Undone” levaram a banda ao Top 10 britânico e estadunidense.

Em 1995, foi lançado “Thank You”, álbum contendo apenas covers e que teve relativo sucesso comercial. O disco ainda contou com a participação do ex-integrante Roger Taylor em duas canções (“Watching The Detectives”, de Elvis Costello, e “Perfect Day”, de Lou Reed).

Em 1997, foi lançado “Medazzaland”. Ainda naquele ano, John Taylor anunciava que estava deixando a banda. No ano seguinte, foi lançado “Essential Duran Duran: Night Versions”, álbum que contém remixes até então inéditos e a coletânea “Greatest”.

Em junho de 2000 foi lançado o álbum chamado “Pop Trash”. A música “Someone else not me”, já está tocando em várias rádios do mundo inteiro. A formação clássica do Duran Duran reuniu-se em 2004, lançando o álbum “Astronaut” e excurisonaram pelo mundo em 2005.

Editado por Janaina_Vieira em Mai 18 2014, 21h47

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.