Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Duo Ouro Negro

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Raul Aires Peres e Emílio Vitória Pereira formaram o Duo Ouro Negro em Angola no ano de 1956.
Conheciam-se da infância em Benguela, voltando a encontrar-se numa estação de caminho de ferro no início da idade adulta.

O Milo, como era conhecido, certo dia numa festa pega no violão e começa a tocar uma música, que por acaso o Raul também conhecia acabando por o acompanhar, e assim, de forma acidental iniciam uma carreira fulgurante.

Foi a locutora Maria Lucília Dias do Rádio Clube do Congo Português, que os baptizou com o nome de Ouro Negro que designava localmente tudo o que fosse excepcional. O projecto centrava-se no folclore angolano de várias etnias e línguas.

Após várias apresentações em Luanda, de onde se destaca a estreia no Cinema Restauração em 1957, conseguem vir actuar a Lisboa, por intermédio do empresário Ribeiro Braga. Actuam com bastante sucesso no antigo Cinema Roma e no Casino Estoril. Os dois primeiros discos, gravado em 1959, contaram com a colaboração do brasileiro Sivuca e do seu conjunto. “Muxima” e “Kuricutéla” são alguns dos temas. O terceiro disco, one foram acompanhados por com Joaquim Luís Gomes, foi gravado no início de 1961.

Regressam a Angola em 1961, pouco antes do eclodir da guerra, e entra para o grupo José Alves Monteiro, mais conhecido por Gin. Nesta nova formação gravam 5 discos, com muito folclore angolano, mas os temas de grande sucesso foram “Garota” e “Mãe Preta”.

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

1.791ouvintes no total
12.484scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Principais ouvintes