Biografia

Donovan Philips Leitch (normalmente chamado apenas de Donovan) (nascido em 10 de maio de 1946) é um músico britânico. Emergente do cenário folk inglês, Donovon ficou famoso depois de uma série de apresentações em programas de TV. Seu sucesso inicialmente ficou restrito ao Reino Unido, mas depois de assinar com a Epic Records americana e juntar forças com o produtor Mickie Most, ele desenvolveu um estilo eclético e bem-sucedido, que incorporava folk, jazz, pop, psicodelismo e world music.

Donovan rapidemente tornou-se um dos mais famosos e populares artistas britânicos de sua época, produzindo uma série de sucessos entre 1966 e 1970. Ele também tornou-se amigo próximo dos Beatles, sendo um dos poucos a colaborar em suas músicas. A fama de Donovan começou a se esvair depois que ele separou de Most em 1969, e, embora ele tenha continuado a tocar durante os anos 70 e 80, seu estilo musical calmo e sua imagem hippie passaram a ser severamente atacados pela crítica, principalmente depois do surgimento do punk rock.

Nos anos 90, com o surgimento do cenário rave no Reino Unido, sua carreira sofreu um intenso revival. No final da mesma década ele gravou um bem-sucedido álbum com o produtor de rap Jack Rubin e recentemente lançou mais um de inéditas, Beat Cafe.

Editado por radiotull em Set 9 2007, 19h59

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Outras grafias