Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Dona Rosa

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Esta é a história de Dona Rosa… lembra-se? Se em Março passado viajou até à Turquia talvez o nome lhe diga alguma coisa pois que por lá actuou esta força da natureza revelada em disco na passagem do milénio por intermédio de um produtor austríaco que, reparando no eco da sua voz em plena Rua Augusta, a convidou para participar num programa televisivo e, depois disso, quis cristalizar em disco as melodias tradicionais por ela entoadas uma vida inteira («desde os tempos de escola») e aprendidas através da rádio ou de cassetes. Vozes de Deus era o título do formato televisivo tendo Marraquexe (Marrocos) como cenário e, de facto, a imprensa estrangeira logo se rendeu à cantora a quem uma meningite contraída aos 4 anos de idade roubou o sentido da visão. Ainda hoje há quem diga que quando canta Dona Rosa mais parece conversar com Deus…

O fenómeno registou-se há cinco anos atrás: O disco da cantora/pedinte na Baixa Lisboeta chegou a atingir o nono posto da tabela europeia de world music, detalhe que lhe abriu as portas de salas de espectáculos de locais improváveis como Amesterdão, Munique, Praga, Innsbruck, Viena, Bruges e Paris. Dona Rosa até já actuou na China e, portanto, a sua projecção no exterior do País é comparável à dos mediáticos Dulce Pontes, Madredeus ou Mariza. Entre fronteiras é que nem tanto, como nos contou horas antes do concerto realizado na noite de quarta-feira no Café-Teatro Santiago Alquimista, em Lisboa. Em Portugal ninguém a contrata.

Principais álbuns

Tendência musical

9.972ouvintes no total
31.239scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes