Descubra novas músicas

A Last.fm é um serviço de descoberta de músicas que lhe oferece recomendações personalizadas com base nas músicas que você ouve.

Inicie o seu perfil na Last.fm Fechar janela

Dona Edith Do Prato

Tags

Tags de todos os usuários

Mais tags

Biografia

Edith Oliveira Nogueira, ou simplesmente, Dona Edith do Prato, acha graça das pessoas que admiram seu trabalho, a música vinda do prato. Nascida em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, ela sempre foi personagem fundamental dos eventos da cidade. Na Festa da Purificação, Dona Edith do Prato compunha a mesa com Dona Canô, Maria Bethânia e Caetano Veloso.

O ritmo vinha de uma cuia de queijo, que a criatividade transformou em seu primeiro instrumento musical. Posteriormente, trocou a cuia pelo prato e a faca, de onde sai uma cadência forte, natural, com um jeito caseiro de quem nasceu e se criou no samba.

Costureira ocasional e festeira inveterada, Edith tem história entrelaçada à do clã Veloso. Basta dizer que chegou a ser mãe de leite do quinto filho de Canô, Caetano, apresentado ao mundo cinco dias antes de seu primogênito.

A retribuição viria pela via artística. Em 1973, quando gravou sua participação no disco Araçá Azul, de Caetano Veloso, já sob o codinome Edith Oliveira, a voz sibilante de dona Edith na faixa de abertura, “Viola, Meu Bem”, e em “Sugar Cane Fields Forever”. Caetano Veloso convidou-a para acompanhá-lo na turnê pelo Brasil. O primeiro show foi no Teatro Castro Alves, em Salvador, com Caetano, Chico Buarque e o MPB-4. “Quando vi aquela multidão fiquei assombrada… Mas depois deu tudo certo”, lembrou Dona Edith do Prato em uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 17/12/2002. “Eles me abraçaram tanto, agradeceram, que eu me animei a continuar.”

Vídeos

Principais álbuns

Tendência musical

1.714ouvintes no total
11.609scrobbles acumulados
Tendência de ouvintes recentes:

Comece a fazer scrobble e acompanhe o histórico de suas músicas

Os usuários da Last.fm fazem scrobble das músicas que ouvem no iTunes, Spotify, Rdio e em mais de 200 outros players de músicas

Crie um perfil na Last.fm

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.

Principais ouvintes