Biografia

Demon Hunter é uma banda de metalcore cristão, de Seattle, Washington, iniciada pelos irmãos Don e Ryan Clark. Os membros de Demon Hunter são cristãos e expressam sua fé em muitas de suas músicas.

Demon Hunter tem muitas influências musicais, incluindo As I Lay Dying, Disciple, entre outras. Essas influências são evidentes na instrumentação mais agressiva do metal e na parte vocal das músicas. Assim como Killswitch Engage e As I Lay Dying, Demon Hunter incorpora melodia e hard rock em seu metalcore.

A banda surgiu primeiramente em This is solid state Vol. 3, com sua primeira música “Through the Black”, lançada em Fevereiro de 2002.

Seu primeiro lançamento, intitulado simplesmente Demon Hunter, se deu em Outubro de 2002 e trazia ambos Don e Ryan Clark na guitarra e no baixo, Ryan como vocalista principal, e Jesse Sprinkle como baterista; foi produzido pelo irmão de Jesse, Aaron Sprinkle. Demon Hunter incluía uma versão regravada de sua música de estréia, “Through the Black”.

Primeiramente, os membros da banda decidiram esconder suas identidades, criando alguma controvérsia. Entretanto, seus nomes foram revelados posteriormente, quando eles se comprometeram com sua primeira turnê, da qual participaram os pesos-pesados do metal cristão norueguês Extol e o metalcore influenciado pelo death metal do The Agony Scene, e viram a inclusão permante de Jesse Sprinkle na bateria, Jon Dunn no baixo e Kris McCaddon, ex-Embodyment na guitarra solo.

Após dois anos, em que a esposa de Don deu a luz a uma menina e Ryan se casou, Demon Hunter retornou aos estúdios para gravar seu segundo álbum, Summer of Darkness, com contribuição de McCaddon e novamente Jesse na bateria. O álbum chegou às lojas em Maio de 2004, e teve enorme sucesso, impulsionando Demon Hunter a uma cena secular, com a adição do clipe de “Not Ready to Die” em canais de TV, enquanto o single “My Heartstrings Come Undone” foi colocado na trilha sonora do filme Resident Evil: Apocalipse. O álbum teve a participação de quatro vocalistas convidados: Mike Williams (The Agony Scene) em “Beheaded, Brock Lindow (36 Crazyfists) em “Beauty Through the Eyes of a Predator”, Howard Jones (Killswitch Engage) em “Our Faces Fall Apart” e Trevor McNevan (Thousand Foot Krutch) em “Coffin Builder”.

Demon Hunter caiu na estrada naquele verão, com McCaddon na guitarra solo e Dunn no baixo e o novo baterista de turnê, Tim “Yogi” Watts, já que Jesse Sprinkle não pode fazer a turnê. Desta vez, a banda levou com ela os novatos do rock/post hardcore Dead Poetic, junto com a banda de metalcore Haste the Day. A banda de post hardcore Staple substituiu Haste the Day próximo ao fim da turnê.

Em 2005, Demon Hunter voltou a Seattle, Washingnton para gravar seu terceiro álbum, intitulado The Triptych. A palavra “triptych” (tríptico) se centra ao redor do conceito de três, já que foi o terceiro álbum da banda. Incluída no álbum estava a capa da música da banda Prong, “Snap Your Fingers, Snap Your Neck”. Este álbum estreou Watts como o substituto permanente de Sprinkle na bateria (Jesse se uniu ao Dead Poetic), assim como a inclusão de Ethan Luck (ex-guitarrista do The O.C. Supertones e ex-baterista do The Dingees) como guitarrista solo, substituindo Kris McCaddon. The Triptych foi ainda maior que Summer of Darkness, vendendo mais que o dobro de cópias em sua primeira semana de lançamento em relação ao Summer of Darkness. “Undying” foi o primeiro single deste álbum e também foi feito um videoclipe.

A única turnê de 2006 de Demon Hunter aconteceu no verão, com ZAO, Becoming the Archetype, August Burns Red e Spoken. A banda gravou um vídeo para “One Thousand Apologies” após o fim da turnê. The Triptych foi relançado em Outubro de 2006, com um DVD acompanhando o álbum, e quatro músicas extras adicionadas ao álbum original.

Uma famosa revista de hard rock e heavy metal publicou uma matéria de capa sobre metal cristão em Dezembro de 2006, abordando o que a publicação chamou de “A Aliança Sagrada”: Spencer Chamberlain (Underoath), Ryan Clark (Demon Hunter), Tim Lambesis (As I Lay Dying) e Cory Brandan Putman (Norma Jean).

Demon Hunter entrou em estúdio em Junho de 2007 para gravar seu quarto álbum, Storm the Gates of Hell, o qual foi lançado em Novembro de 2007. A gravadora lançou três versões do álbum, com vários bônus. “Fading Away” foi o primeiro single do álbum e primeiro videoclipe. Em Março de 2008, ‘Carry Me Down estreou no site de um programa de televisão como o segundo videoclipe do álbum e estreou no programa via televisão nos mesmos programa e mês.

Em 2008, a banda encabeçou a turnê “Stronger Than Hell”, que começou em 26 de Maio em Seattle, Washington. Fizeram parte da turnê os precursores do metal cristão, recém reunidos, do Living Sacrifice, cujo vocalista principal, Bruce Fitzhugh, participou como vocalista convidado da música entitulada “Sixteen” do álbum Storm the Gates of Hell. A turnê incluiu também Oh, Sleeper, The Famine e Advent. Esta turnê se encerrou em 05 de Julho, no Cornerstone Festival, em Illinois.

Membros
* Ryan Clark (Vocais)
* Jon Dunn (Baixo, Guitarra)
* Jeremiah Scott (Guitarra base)
* Patrick Judge (Guitar solo, Back Vocal)
* Timothy “Yogi” Watts (Bateria)

Discografia
* Demon Hunter (2002)
* Summer of Darkness (2004)
* The Triptych (2005)
* Storm the Gates of Hell (2007)
* The World is a Thorm (2010)
* True Defiance (2012)

Editado por SauloAfc em Jul 1 2012, 17h04

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 8. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras