Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich (também conhecido como DDDBMT), foi um grupo britânico de rock/pop formado na década de 1960. Tiveram dois de seus singles vendidos em mais de um milhão de cópias cada, e eles alcançaram o número um no Reino Unido com um deles, ” The Legend of Xanadu “.

Cinco amigos de Wiltshire, Inglaterra, David John Harman (Dave Dee), Trevor Ward Leonard-Davies (Dozy), John Dymond (Beaky), Michael Wilson (Mick) e Ian Frederick Stephen Amey (Tich), formaram um grupo em 1961, originalmente chamado Dave Dee and the Bostons. Eles logo desistiram de seus empregos (Dave Dee, por exemplo, era policial) para dedicar-se à música. Além do Reino Unido, chegaram a tocar em Hamburgo (Star-Clube, Clube Top Ten) e em Colônia (Storyville).
O vocalista Dee, ex-policial, estava na cena do acidente automobilístico que tirou a vida do roqueiro americano Eddie Cochran e feriu Gene Vincent em abril de 1960. Dee havia pegado a guitarra de Cochran no acidente e guardou-a até ela poder ser devolvida à sua família.

No verão de 1964, os compositores britânicos Ken Howard e Alan Blaikley se interessaram em gravar com eles. A banda foi para o estúdio para fazer gravações com Joe Meek . Estas sessões de gravação não deram muito resultado, e em uma entrevista, Dee declarou que Meek “tinha técnicas de gravação muito estranhas. Ele queria tocar a música na metade da velocidade e, em seguida, acelerar e colocar todos esses pequenos truques sobre ela. Nós dissemos que não poderia ser dessa maneira. Ele explodiu, lançou o café em todo o estúdio até seu quarto. Seu assistente [Patrick Pink] chegou e disse, ‘o Sr. Meek não estará gravando mais hoje.’ Foi isso. Nós pegamos todo nosso equipamento e voltamos para casa “. Apesar disso, a banda acabou ganhando um contrato de gravação com a Fontana Records .

Eles mudaram o nome para Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich - um amálgama de seus apelidos. O nome diferente, juntamente com as bem produzidas e cativantes músicas de Howard e Blaikley, rapidamente capturou a imaginação do público do Reino Unido e seus compactos começaram a vender em abundância. Entre 1965 e 1969, o grupo passou mais semanas no UK Singles Charts do que The Beatles, e fizeram uma turnê pela a Austrália e Nova Zelândia, onde também haviam experimentado algum sucesso nas paradas durante este período.
Eles também tiveram um hit no topo do UK Singles Chart em 1968 com ” The Legend of Xanadu “. Os dados combinados de vendas foram superiores a um milhão de cópias. Os outros 10 principais sucessos do Reino Unido incluem “Hideaway” , ” Hold Tight! “,” Bend It! “,” Save Me “,” Touch Me, Touch Me “,” Ok! “,” Zabadak! ” e “Last Night in Soho”.
“Bend It!” foi um grande sucesso na Europa, sendo número um na Alemanha. As vendas combinadas do Reino Unido e da Europa eram mais de um milhão. No entanto, em outubro de 1966, a revista de música britânica, NME comentou que dezenas de estações de rádio americanas baniram o single, porque as letras eram consideradas muito “sugestivo”. O grupo resolveu gravar uma nova versão em Londres, alterando um pouco as palavras, que foi lançado nos EUA, no lugar do single original.

A banda vendia bem no resto do mundo. Na Austrália, por exemplo, eles alcançaram o Top Ten com “Hold Tight!”, “Bend It!”, “Zabadak!” e “The Legend of Xanadu”. Nos EUA, eles eram bem conhecidos em todo o Nordeste, atingindo Top 10 com “Hold Tight”, “Bend It” e “Save Me”, especialmente em Cleveland, Buffalo, Syracuse, Albany e Boston, onde “Bend It” chegou ao #1. “Zabadak” tocou bastante nos EUA durante o inverno ‘67 - ‘68, subindo Top 10 em muitos grandes mercados dos EUA, incluindo Los Angeles. “The Legend of Xanadu” tocava no Texas e em Detroit. Apesar de grande exposição na rádio, a banda nunca foi tão popular nos Estados Unidos. A gravadora também não lhes garantia uma turnê pelo país ou aparições na TV.

Em setembro de 1969, Dee deixou o grupo para uma breve carreira solo. O resto da banda, continuou como D, B, M e T e lançaram alguns singles, até se separarem em 1972.

Em 2007, sua canção “Hold Tight!” foi destaque no filme Death Proof, de Quentin Tarantino.

Editado por JackieMT em Fev 13 2012, 1h40

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1964
Separou-se em
  • 1972
Fundada em
  • Wiltshire, Inglaterra

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Membros da banda
Gravadoras