Biografia

DJ MARKY

Aos 32 anos, Marky é considerado um dos maiores DJs do planeta. Cidadão do mundo, mantém residência em São Paulo, capital brasileira da música eletrônica.

Marky começou a escrever sua história na década de 80 e no início dos anos 90 já era um fenômeno na arte de mixar e entreter, sendo pioneiro em terras brasileiras no trabalho com os sons do Reino Unido: Jungle e Drum & Bass.

Por volta de 94/95, o Jungle tornou-se popular por aqui graças a insistência dos então novatos Patife, Andy e Koloral, parceiros de Marky desde os primórdios. Na segunda metade dos anos 90 Marky já tinha seu próprio programa de rádio, era residente da legendária TOCO, que lotava todas as semanas com mais de 5.000 pessoas que iam para curtir ao som do jovem mestre dos toca-discos, então com vinte e poucos anos.

Na mesma década, lançou e assinou a primeira compilação de Drum N´Bass/Jungle com a Suburban Base Records (UK). Foi premiado como DJ do ano no Brasil em 95, 96 e 99.

Em 1999 foi eleito pela Folha de São Paulo o melhor DJ do país. O sucesso internacional de Marky está bem documentado e tem refletido de forma impactante na cena brasileira há mais de uma década, pois ele continua sendo o Disc-Jockey com maior evidência do país no segmento. Sua habilidade e técnica têm conquistado fãs pelo mundo e hoje, com sua personalidade e carisma, consegue atrair multidões. Com cobertura intensa no Brasil, Europa, Estados Unidos, Asia, Austrália e República Tcheca, Marky tornou-se uma autoridade nas pistas de todos os países e cidades por onde passou. O DJ fica pelo menos 6 meses do ano em turnê tocando pelo mundo afora.

Seu álbum, Brazilian Job, foi um dos discos de Drum N´Bass mais vendidos e bem sucedidos para a época de seu lançamento. A versão da música Carolina Carol Bela, de Jorge Ben Jor, intitulada LK, ficou em 15º lugar no Top Chart Britânico. Os únicos artistas que chegaram perto deste feito foram Tom Jobim e a banda Sepultura. Marky conseguiu um posto inédito e jamais alcançado até então por um artista brasileiro na parada Britânica.

Marky vem conquistando o público em geral que ouve outros tipos de música, principalmente aqueles ligados à old school (classic funk & soul dos anos 70 e 80), o que pouca gente sabe, pois Marky é um amante apaixonado e inveterado dos Rare Grooves & Jazz. Colecionador maníaco por vinil, possui uma das maiores coleções de classics que se tem notícia.

Atualmente, ele está na vanguarda dos clubes e da música eletrônica brasileira. Foi DJ residente do Lov.e Club na noite semanal denominada VIBE por quase uma década em São Paulo, com convidados do mais alto nível. Atualmente ele apresenta sua noite bimestral com a festa “DJ Marky & Friends” que é exatamente a mesma que acontece no clube “the End “ em Londres que por muitos é considerado o melhor do pais. Por aqui ela já teve 4 edições de sucesso absoluto.

A distribuição do mais recente CD, In Rotation, em parceria com XRS (Xerxes), foi feita pela Universal Music. Após anos sendo artista exclusivo da TRAMA, Marky deu início à sua nova noite mensal no The-End, em Londres, na segunda metade de 2005, denominada Marky & Friends que leva seus amigos Top Deejays das mais diversas nacionalidades a dividirem os toca-discos com ele tocando os sons que os influenciam e os inspiram em suas vidas, produções e, obviamente, as novas tendências da música eletrônica mundial em primeiríssima mão. Nas noites de Marky & Friends certamente as pessoas irão se surpreender ao ver e ouvir TOP DEEJAYS tocando o verdadeiro Funk, Soul, Jazz e Rare Grooves

Editado por Tchuly em Ago 21 2008, 2h51

Fontes (ver histórico)

by TioPC: Dj Marky - The official Website: www.djmarky.com.br

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras