Biografia

Brasileira, nascida no Texas, CRIS DELANNO dedica-se a música desde os cinco anos, quando foi solista do Coral Infantil do Teatro Municipal, participando de óperas tais como: “La Boheme”, “Carmem” e “Tosca”. Este foi apenas o primeiro passo de uma carreira que se solidifica a cada instante sobre uma mesma base: talento e dedicação.

Com reconhecimento que ultrapassa barreiras, foi convidada a integrar o African American Unity, por dois anos, como solista, conseguindo assim, um feito inédito, sendo a única branca a integrar um coral tipicamente negro, de música Gospel nos Estados Unidos.

Seu primeiro CD solo, produzido por Roberto Menescal, “Cris em Tom Maior”, foi lançado no Japão em 1995 pela gravadora Zico Label, onde CRIS canta os maiores sucessos do inesquecível compositor Antônio Carlos Jobim

Nas homenagens feitas a Nara Leão, Cris foi convidada a participar do projeto “Diz que fui por aí”, realizado no CCBB em maio de 1999. Dotada de um extraordinário equilíbrio entre a mais pura técnica e a emoção, a qualidade de sua performance lhe rendeu um convite da UNIMED para interpretar a musa no projeto “Nara - Uma Senhora Opinião”, com arranjos de Antônio Adolfo e Roberto Menescal, que, devido ao grande sucesso, teve um CD do show gravado ao vivo, com excelente cotação da crítica especializada.

Considerada uma das três melhores vozes da atualidade, pelo festival VISA-MPB, onde concorreu com mais de 1300 cantores, dedica-se ao estudo e pesquisa da técnica vocal, é membro da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e do National Association of Teachers of Singing, nos EUA e dá aulas de técnica vocal para o canto popular. foi professora do curso de canto popular no XXII Curso Insternacional de Verão da Escola de Música de Brasília e dá aulas na escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No início de 1999 lançou o CD-BOOK “Mais que Nunca é Preciso Cantar”, sobre técnica vocal para o canto popular, cuja a primeira edição esgotou rapidamente. A segunda edição, que conta com entrevistas exclusivas de: Gilberto Gil, Leila Pinheiro, João Máximo, Ricardo Cravo Albin, Altay Veloso, entre outros, será lançada em fevereiro em Brasília, São Paulo, Rio e Nova Iorque.

Toda a riqueza da experiência musical de CRIS DELANNO resultou na composição de um estilo marcante e todo particular de cantar; estilo esse que ninguém pode deixar de ver e ouvir!!!

Editado por giovannibsb em Out 12 2008, 20h26

Fontes

extraído das páginas da artista:
http://www.geocities.com/crisdelanno/ e
http://www.crisdelanno.com

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.