O primeiro álbum dos Crash Test Dummies foi um sucesso na sua terra natal, o Canadá, mas teve pouca aceitação nos EUA e na Europa. No entanto, o trabalho seguinte, “God Shuffled His Feet”, graças à produção do ex-Talking Head, Jerry Harrison, e ao single “Mmm Mmm Mmm Mmm”, tornou-se num sucesso à escala mundial.
A história do grupo começa em 1990, quando Brad Roberts (vocalista) abandona os seus estudos em literatura e filosofia, e, com um grupo de amigos: Mitch Dorge (bateria), Ellen Reid (teclas), Benjamim Darvil (harmónica) e o seu irmão Dan Roberts (baixo), forma uma banda que começa a tocar ao vivo (temas irlandeses, músicas da TV e versões de Alice Cooper). Gravam uma maqueta e resolvem tentar a sua sorte na indústria musical.
Em 1991, já tem cá fora o seu álbum de estreia “The Ghosts That Haunt Me”. Destaca-se, desde logo, a voz grave e muito característica de Brad. Mas, não obstante a boa recepção no seu país, nada fazia prever o sucesso que, algum tempo depois, viriam a ter a nível mundial.
Em 1993, “God Shuffled His Feet”, abriu-lhes as portas do estrelato. Mantendo a sua sonoridade rock e folk, incluem neste trabalho sons de samples e sintetizadores. O single com o insólito título “Mmm Mmm Mmm Mmm” começa a passar insistentemente na rádio e na TV, entrando para o top 10 norte-americano. Um verdadeiro sucesso, que é, até hoje, o seu tema mais popular. Iniciam então uma tournée que os leva a percorrer os EUA e a Europa. Em 1995, “God Shuffled His Feet” já tinha alcançado o ouro, platina, e dupla platina em 18 países (desde a África do Sul à Suécia). No total, o álbum vendeu 5 milhões e meio de cópias.
Ao fim de 18 meses de digressão, resolvem fazer uma pausa para ganhar forças para o seu terceiro trabalho, que sai em 1996. “A Worm’s Life” é o seu título. Um disco que, como afirma Ellen Reid, “é um passo em frente de tudo o que já fizemos”. As letras de Brad revisitam, mais uma vez, temáticas mais ou menos obscuras e surreais, não muito habituais em bandas pop/rock.
Três anos passados, regressam com novo álbum de originais, “Give Yourself a Hand”, que foi seguido de nova e extensa tournée (que mais uma vez passa pela Europa, EUA e Canadá).E na qual, pela primeira vez na sua história, realizam um Webcast ao vivo a partir da House Of Blues, em Chicago. Em 2000, o vocalista e líder do grupo, Brad Roberts, regressa, desta feita a solo, com “Crash Test Dude”, uma colectânea de temas célebres da banda, em versão acústica.

Gonçalo Passinhas

Editado por diegoputrid em Abr 2 2008, 6h37

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1990
Fundada em
  • Canadá
Membros da banda

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.