Biografia

Chelsea Wolfe é um grupo homônimo da cantora e compositora de Sacramento, Califórnia. Atualmente mora em Los Angeles. Ela é conhecida por sua marca específica de “drone-metal art-folk”, caracteriza-se por tocar guitarra experimental complementado por sons e atmosfera surreais e vocais nebulosos. Sem dúvidas, o mais importante ato da cena dark dos últimos anos.

Chelsea Wolfe cresceu em Sacramento, Califórnia. Seu pai estava em uma banda country e tinha um estúdio em casa, onde por nove anos de idade, ela escreveu e gravou músicas que ela descreve como “basicamente canções de R&B gótico”. Em 2006, Wolfe compôs um álbum, intitulado Mistake In Parting , o qual ela chama de “embaraçosamente ruim” pelo fato de ter sido extremamente pessoal, e ela diz preferir manter trabalho e vida pessoal separados. O álbum foi “jogado fora”, e Wolfe teve um hiato de escrever música durante vários anos. E então, Wolfe estreou com seu álbum The Grime e The Glow (2010), lançado em um selo independente, Pendu Gravação de Som, seguido por Apokalypsis (2011), que ganhou o seu reconhecimento por parte dos críticos independentes, bem como uma seguinte underground.

Wolfe tem disse ela compôs seus dois primeiros álbuns na guitarra clássica de sua mãe, a qual faltava uma cravelha; como resultado, as cordas tinham de ser ajustados para baixo, que era um elemento estilístico transportado para as gravações em estúdio. Wolfe fez várias turnês na América do Norte e Europa para apoiar ambos os álbuns, e sofria de extremo medo do palco (que foi capaz de superar com o tempo), quando ela inicialmente começou a se apresentar ao vivo, Wolfe usava um véu negro sobre o rosto.

Em 2012, Wolfe assinado com Sargent House Records para lançar seu terceiro álbum. O terceiro álbum de Wolfe, Unknown Rooms: uma coleção de canções acústicas que foi lançado em 16 de outubro de 2012, e foi estilisticamente e sonicamente diferente de seus dois álbuns anteriores que eram em torno da guitarra elétrica, era então seu álbum mais belo e polido. Esse álbum acústico “contém” uma vez canções “órfãs”, de acordo com Wolfe. Em 28 de julho de 2012, o primeiro single, “The Way We Used To”, foi revelado na NPR . Em 20 de setembro, o segundo single, “Apallachia”, foi revelado no The Fader. Lançou também um tributo ao grupo de hardcore/deathrock Rudimentary Peni, onde as músicas deste foram totalmente retrabalhadas na perspectiva de Chelsea.

O quarto e mais aclamado álbum e mais focado no eletrônico, Pain is Beauty, foi lançado em setembro de 2013, acompanhado de uma turnê norte-americana e europeia para apoiar o álbum (infelizmente nada na América do Sul) Wolfe também contribuiu com vocais para os americanos post-metal da banda Russian Circles no quinto álbum de estúdio, “Memorial”. Lançado em outubro de 2013. Russian Circles e Chelsea Wolfe fizeram uma turnê pela Europa juntos no final de 2013. Em 2014, apoiou Queens of the Stone Age em sua turnê norte americana. E em maio/junho, o grupo Eels em uma vibe mais acústica.

Wolfe citou uma série de artistas e gêneros específicos como influências, incluindo o black metal e música popular e escandinava, mas disse: “Eu tenho dificuldade em manter a um gênero, e honestamente eu prefiro desse jeito eu prefiro ser livre para experimentar e fazer o tipo de arte que eu quero fazer a ser fácil de definir ou forçar a fazer algo que eu não quero”. Vários críticos notaram elementos de drone, black metal, gothic rock, pop, folk e um dark ambient em sua música, sendo que ela nutre muito respeito pela cena gótica.

Em relação à sua voz, Wolfe disse: “Eu acho que no fundo eu queria ter uma dessas vozes realmente corajosas como Kurt Cobain, talvez por isso que eu estou fazendo isso com guitarras distorcidas. Wolfe também citou os elementos visuais do cineasta Ingmar Bergman e fotógrafa Nan Goldin como influências sobre ela.

Editado por Nekrovoor em Jun 30 2014, 15h18

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 3. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras