Carleen Anderson (nascida em 10 maio de 1957) é uma cantora de soul americana, que teve sucesso no Reino Unido . Ela é filha da cantora Vicki Anderson e enteada de Bobby Byrd , e é mais conhecido como o vocalista dos jovens discípulos , bem como para a sua carreira solo.

nício da carreira

Anderson foi criada pelos avós paternos, David Sr. e Alberta Anderson, em Houston, Texas, durante o movimento dos direitos civis nos anos 1960. Igreja Pentecostal Pastor Anderson foi localizado no distrito de Ward Quinta político de North Houston, habitada por classe trabalhadora Africano-americanos, muitos dos quais eram meeiros migrantes e seus descendentes, de Louisiana. No momento em que Anderson era de 3 anos de idade, ela estava cantando solos na frente da congregação. Com a idade de 7, Anderson estava tocando piano de ouvido, dirigindo o coro da igreja e escrevendo músicas da igreja toda semana para o coro a cantar antes de seu avô iria entregar seus sermões de domingo. A atmosfera da música gospel foi reforçado por Anderson ter o benefício de sua tia Betty Faye Anderson, solista soprano para a Orquestra Sinfônica de Chicago. Seu tio, David Anderson Jr., e suas filhas, Pamela e Jhelisa, juntamente com sua mãe, Yvonne, teve uma bem-sucedida família grupo de cantores gospel que viajou o sul dos EUA. Pai de Anderson nascimento, Dr. Reuben Anderson Sr., é pastor da Torre de Fé Evangelística da Igreja de Deus em Cristo, em Compton Califórnia. Sua mãe é cantora de soul, Vicki Anderson que apresentou com James Brown durante os anos 1960 e 1970. Vicki Anderson (nome de nascimento, Myra Barnes) casou Bobby Byrd (cantor de soul e amigo de infância de James Brown), que formou um grupo com James Brown em 1950 chamou as chamas, que mais tarde foi nomeado, James Brown & Os Famous Flames . Depois de um breve casamento, Anderson deu à luz um filho, Bobby Anderson, em 1979. Após o divórcio, Anderson vivia como mãe solteira em Los Angeles, onde ela recebeu várias bolsas de estudo para estudar o desempenho de música clássica e jazz, bem como a educação musical, em Los Angeles City College (LACC) e da Universidade do Sul da Califórnia (USC). Anderson também estudou literatura criativa na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Durante seus estudos, Anderson trabalhou como tutor do estudante para renda extra para sustentar a si e seu filho. Gol de Anderson na época era para se tornar um professor da escola de música, mas seus planos foram frustrados quando o presidente Ronald Reagan levou a música fora do currículo nas escolas patrocinadas pelo governo. Com apenas um semestre esquerda antes de concluir sua graduação música, circunstâncias causado Anderson para assumir o cargo de funcionário de empregos para fazer face às despesas. Em entrevista a uma revista Ecos 2005, Anderson diz que uma carreira no desempenho da música não era nada em sua agenda naquele momento.

No verão seguinte, depois de seu padrinho, James Brown, foi preso em 1988, vários artistas do James Brown Mostrar viajou o mundo como “Bobby Byrd e do JB All Stars ‘. Era o verão de 1989, e Anderson foi convidado a participar da turnê como banda de abertura. Ela viu isso como uma oportunidade de ter um “trabalho” de férias na Europa com o filho. Com seus irmãos Bartlett Anderson nos teclados e Byrd Tony na bateria, eles continuaram em turnê com o coletivo até 1990. Enquanto na estrada, Anderson foi o suplente de Vicki Anderson, Marva Whitney , Lyn Collins e Alta Martha , com a tutela de adicional por Maceo Parker , Pee Wee Ellis e Wesley Fred .

Anderson conheceu Marco Nelson e Femi Williams, que mais tarde formaram os jovens discípulos , nesta turnê com Bobby Byrd e do JB All Stars. Seu desempenho Londres primeiro de Free Denise de William no clube Town and Country, em seguida, (agora, o Fórum Kentish Town, também conhecido como o Fórum HMV) tão impressionado os nativos do Reino Unido que DJ / baixista / produtor musical Marco Nelson e DJ / produtor musical Femi Williams sugeriu Anderson mudar para a Inglaterra para iniciar uma carreira de cantora. Esta foi a primeira vez que Anderson mesmo considerado um tal caminho, e levou algum convincente. Ela foi influenciado quando disse que poderia conseguir trabalho estável como um cantor de sessão e um compositor. Em última análise, Anderson foi motivada pelo impacto positivo que sentia levantando seu filho no Reino Unido teria em sua vida, como ela podia sentir a cerveja turbulência violenta na cidade de seu filho nascimento de Los Angeles, onde viveu por 10 anos. Em uma entrevista à revista 1998 Pride, Anderson descreve como ela recebeu muita resistência de membros da família em relação a ela se mudar para o Reino Unido. No entanto, os tumultos Rodney King, que explodiu logo após a expatriação de Anderson eram a prova, na medida em que ela estava em causa, que a sua decisão de mudar foi a coisa certa a fazer.

Ao se mudar com o filho para o Reino Unido no verão de 1990, Marco Nelson e Femi Williams introduziu Anderson à agitação cena musical do Reino Unido subterrâneo, que (por falta de um nome melhor) foi chamado Acid Jazz . Anderson cantou e vocais de fundo em uma variedade de produtos de música naquela estação, incluindo colaborações com Paul Weller , Bryan Ferry , Galliano , Guru e Courtney Pine , bem como de gravação sob o nome falso de Mardou Fox para vários lançamentos “White Label” para produtor de discos, Pilar Eddie. Também em 1990, Gilles Peterson e Sir Norman Jay (ambos de topo no Reino Unido com base DJs de renome internacional) foram eleitos pela Talkin ‘Alto gravadora para recrutar novos atos de música. Peterson, Jay, Nelson e Williams já tinha um vínculo como DJs colegas, resultando em Peterson e Jay assinar os jovens discípulos. Marco Nelson aliança com Paul Weller, deu os jovens discípulos a vantagem de gravar em Marble Arch Weller localizado estúdio vínculo sólido, onde gravaram seu álbum, Road to Freedom . O lançamento do single, aparentemente nada, ganhou aclamação da crítica e comercial. Nelson e Williams se concentrou nos aspectos de produção da música, evitando as tarefas promocionais exigidos para a comercialização do projeto, o que significava que Anderson foi cortejado por várias companhias discográficas para seguir carreira solo. Este atrito dividiu o grupo musical. Com a sua prioridade como uma mãe solteira para proporcionar um futuro seguro para seu filho, Anderson sentiu sua melhor opção era como um artista solo. Em uma entrevista 2011 Jazz rádio FM com outubro apresentador da BBC, Fashola Jumoke, afirma Anderson que uma carreira solo desempenho da música, até então, tinha sido a coisa mais distante de sua mente.
Solo

Através de sua associação com os jovens discípulos, Anderson encontrou Ashley Newton, o chefe rótulo então Circa, que mais tarde se juntou à empresa de música Virgin Records. Em meio à variedade de gravadoras que disputam a assinar Anderson na época, foi esta reunião anterior com Ashley Newton que levou Anderson para assinar com a Virgin Records. Seu primeiro álbum foi precedido pelo EP Safo de marketing obscuro em 1993. O álbum True Spirit, lançado em 1994, teve sucesso pop com singles Mama Said e colapso nervoso. Anderson escreveu a maioria das músicas do álbum com algumas músicas co-escritas com o produtor, Ian Verde. Outro single tirado do álbum que foi bem traçado Let It passado, co-escrito com Mark Nevin da atração Fairground. O álbum foi indicado para o prêmio de Melhor Estreante BRIT Internacional, em 1995. Anderson cantou no Red Hot Organization álbum de compilação, Stolen Moments: Red Hot + Legal , lançado em 1994 para promover a conscientização sobre a epidemia de HIV na comunidade Africano-Americana. O álbum incluía vários artistas estelares e foi anunciado como “Álbum do Ano” por Tempo revista.

Anderson álbum solo do segundo, Burden Blessed, lançado em 1998, foi co-produzido por Paul Weller. Anderson escreveu novamente a maioria das músicas com alguns co-escrito com Weller e alguns covers. Weller apoiado Anderson em sua extensão criativa, mas os executivos da empresa Virgin recorde ficou desencantado com a nova direção de gravações ao vivo de Anderson de música, como eles estavam em contraste direto como para a amostragem e tambor looping técnicas de produção adquiridos de dias jovens Anderson discípulo, que eram usado como um formato para o seu álbum True Spirit. Posteriormente, a Virgin caiu Anderson após o álbum Burden Santíssima.

Durante a gravação deste álbum, Anderson forjou alianças com os Brand New Heavies . Depois de ser demitido da Virgin, Anderson aceitou a oferta dos Brand New Heavies para substituir seus cantores de chumbo, N’Dea Davenport e Siedah Garrett , para promover ‘dos melhores’ os Brand New Heavies álbum, Funk Trunk, a partir de janeiro de 1999 a Setembro de 2000 uma turnê mundial.
ano Independentes

Enquanto em turnê com os Brand New Heavies , Anderson formou uma amizade com o saxofonista, Ben Castelo , filho do trompetista famoso, Roy Castle . Castelo incentivou Anderson para continuar a sua carreira a solo por via independente e forneceu os meios para ela lançar seu primeiro álbum independente, neta de Alberta, em 2002, para a qual Anderson recebeu uma série de críticas da imprensa favoráveis. A liberação de um single do álbum, um cover de Noel Gallagher Não Look Back in Anger, foi um desempenho muito elogiado destaque em suas turnês 2004-2005 com a British Courtney Pine Conselho patrocinado eventos europeus.

Em 2003, Ben Castelo sugeriu que as habilidades de produção de Mark Edwards e os conhecimentos de engenharia de Colin Walker, ao lado cineasta, Tim Johnson e Andy Hutch, a registrar desempenho de Anderson no Clube Glee em Birmingham, Inglaterra. Live CD / DVD ganhando elogios da crítica da mídia de revistas Mojo, Blues & Soul, bem como da BBC.

Estes reconhecimentos levaram EMI para lançar ‘best of’ de uma Carleen Anderson CD, intitulado Up To Now: The Best Of, em 2004, que incluiu uma variedade de apresentações populares e raro em todo o comprimento da carreira de Anderson.

Em 2005, baseada no Reino Unido, o Dome Records, lançou Alma Anderson Providência CD, também co-produzido pelo Castelo de Ben, Edwards Marcos e equipe de Colin Walker. Alma Providência foi inteiramente composto por canções auto-escritas de Anderson, para salvar um, uma cobertura de Quer Leon Ware estar onde você está. Anderson gravou esta primeira música feita pelo famoso Jackson Five em 1971 como um dueto com Paul Weller. Outro dueto no Soul Providência é com Jocelyn Brown. Alma Providência foi elogiado por revistas Blues & Soul, como o melhor corpo de Anderson de trabalho desde seus dias jovens discípulos.

Em 2006, Anderson cantou nos estábulos, o fórum de música estabelecido por Sir John Dankworth e Cleo Laine Dame. Na introdução de Anderson para cantar com Sir John Dankworth e sua banda, o entusiasmo Dame Cleo Laine despertou o interesse de promotor do Ronnie Scott, que estava na platéia. Desde então, Anderson continua a ter vendido a público no Ronnie Scott com residências ao longo de várias noites. A gravação ao vivo no Ronnie foi feita em 2010, mas o lançamento foi adiado devido à trágica perda de baterista Ronnie Scott da casa, Chris Dagley, que era sobre o desempenho e morreu em um acidente de carro poucos meses após a gravação. Como o clube ea banda se recuperar do choque de seu membro da banda muito amado e valorizado, eles planejam lançar o CD Live at Ronnie, em 2012.

Música vocal de Anderson também aparece no filme de 2006, The Fall.

De 2002 a 2007, Anderson ensinou música vocal no Instituto de Música Moderna de Brighton, onde também foi chefe do Departamento Vocal. Esta associação, levou à ligação com o teatro promotor, Boast Julian, que providenciou Anderson cantar para e atender HRH Queen Elizabeth no Teatro Real, Brighton, em 2007. Em sua entrevista de 2010 sobre Paris programa de TV, não Shot, Anderson fala de seus planos iniciais de ser um professor de música, sem qualquer consideração de já ter uma carreira na performance musical.

Atualmente, Anderson está escrevendo para o seu próximo álbum de estúdio, com lançamento previsto para 2012, bem como a preparação para uma turnê com seu Trio Soul, com Anderson nos teclados e vocais, com uma seleção de baixistas e bateristas conceituados.

Anderson é gerenciado pelo gramado Jim em Gestão Clas. Empresa de Anderson Música é música Safo obscuro.
Discografia
Com jovens discípulos

Road to Freedom (Loud Talkin ‘, 1991)

gravações solo

True Spirit (Circa / Virgin, 1994) Reino Unido Não. 12 [3]
True Spirit - Remixes (Circa / Virgin, 1995)
Burden Blessed (Circa / Virgin, 1998) Reino Unido No. 51 [3]
Neta de Alberta (Música Safo obscuro, 2002)
Até agora: The Best Of (Virgin, 2004)
Alma Providence (Dome, 2005)
Live at Ronnie Scott (TBC, 2011)
Novo álbum de estúdio (TBC de 2012)

singles solo

“Nervous Breakdown” (1994) Reino Unido Não. 27
“Mama Said” (1994) do Reino Unido No. 26
“True Spirit” (1994) UK No. 24
“Let It Last” (1995) do Reino Unido No. 16
” Talvez eu estou espantado “(1998) UK No. 24
“Mulher em Mim” (1998) UK No. 74 [3]

Sob o pseudônimo Mardou Fox

Subterraneans feat. Mardou Fox “Taurus Mulher” (1993)
Números “Balada de Mardou Fox”, “Traffic”, “Lament Mardous”, “Jack Summerset” (2001)

Colaborações

Dueto com Omar “que muda as Estações” (1992)
Guru Jazzmatazz, Vol… 1 “pontos turísticos da cidade” (1993)
Incognito “Trouble nem sempre passado” (1994) (com Ramsey Lewis )
Dueto com Lewis Taylor “18 com uma bala” (1998)
Os Brand New Heavies “Saturday Nite”, “Nada Aparentemente”, “Try My Love”, “Swinging Big Tom”
O London Community Gospel Choir “Sempre que você chamar” (2001)
Agente K. “Ride Fora Getaway” (2002)
Andy Hamill “Falling” (2003) (com Tony Woods)
Flava completa do álbum Cor da Minha Alma , Carlen executa os vocais em “Histórias” e “You Are (My Destiny)” (2003)
O London Community Gospel Choir “I Surrender All” (2003)
Courtney Pine “When The World Turns Blue” (2003)
Mamayo “O Jogo” “Born to Love” (2005)
Esperança coletiva “Dar e Deixe Viver” (2005)
Dueto com Paul Weller “Wanna Be Where You Are” (2005)
Dueto com Jocelyn Brown “Parting the Waters” (2005)
Incognito “Show Me Love” (2005)
Incognito “Summer in the City”, “Tin Man”, “Esse é o Caminho do Mundo” (2006)
Álbum completo Flava Música é nosso modo de vida , Carleen executa os vocais em um cover de Jean Carn s era que tudo o que foi. (2007)

Editado por gugaounnico em Ago 30 2012, 0h25

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras