Don Van Vliet (nascido Don Glen Vliet, no dia 15 de Janeiro de 1941 em Glendaele, Califórnia) foi um pintor e músico de vanguarda mais conhecido pelo pseudônimo Captain Beefheart. Seu trabalho musical tinha o acompanhamento de um grupo rotativo de músicos chamado Magic Band, que esteve ativo desde o meio dos anos 60 até o início dos anos 80. Van Vliet era principalmente um cantor, mas também tocava harmônica, e ocasionalmente tocava saxofone de uma forma dissonante e incomum, num estilo semelhante ao free jazz. Suas composições são caracterizadas pela complexa mistura de marcações de tempo inusitadas e pelas letras surrealistas, enquanto Van Vliet é lembrado como um ditador rude em relação aos seus músicos, e também pelo seu relacionamento enigmático com o público.

Van Vliet se uniu a recém-formada Magic Band em 1965, logo assumindo o cargo de líder. A sonoridade do grupo tinha raízes no blues e no rock, mas Captain Beefheart & The Magic Band adotou uma linha mais experimental. Em 1969 foi lançado o disco mais conhecido do grupo, “Trout Mask Replica”, que foi produzido por Frank Zappa, amigo de infância de Van Vliet e parceiro musical. O disco hoje é visto como uma obra-prima revolucionária e altamente influente. Van Vliet lançou vários discos no decorrer da década de 70, com várias mudanças na formação da Magic Band e com praticamente nenhum sucesso comercial. No fim da década de 70 a formação estabilizou com um grupo de músicos jovens, com uma derradeira série de três discos com grande sucesso de critíca. O legado de Van Vliet é de más vendas, mas sua música possui muitos admiradores, e inclusive teve grande influência nos movimentos punk, progressivo, avant-garde e New Wave.

Desde o fim de sua carreira musical em 1982, Van Vliet fez poucas aparições em público, preferindo uma vida tranqüila na sua casa no Deserto do Mojave, e concentrando-se na sua carreira como pintor. Seu interesse por arte vem desde sua infância, quando já demonstrava aptidão para escultura. Sua arte é denominada como “abstrata-expressionista aestética neo-primitiva”, e têm recebido bom reconhecimento internacional. Van Vliet sofria de esclerose múltipla desde o começo dos anos 90.

Vários ex-membros da Magic Band reformaram o grupo e desde 2003 estão fazendo shows sob o nome The Tragic Band.

Faleceu em 17 de dezembro de 2010, vítima de complicações ligadas à esclerose múltipla.

Editado por marcojpjb em Dez 19 2010, 0h57

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.