Biografia

CPM 22 é uma banda brasileira de hardcore melódico formada em 1995 na cidade de Barueri, São Paulo. Seguindo uma vertente do hardcore com forte influência do punk rock, já abriram shows de bandas internacionais como Lagwagon, No Fun At All e Down By Law.

A banda foi formada na década de 90, antes chamada apenas de “CPM”, (sigla de Como Por Moral). Em 1996, lançaram sua primeira demo tape em Formato K7. Um pouco depois, em 1998, o ex-guitarrista Wally mudou o nome da banda para CPM 22 (Caixa Postal Mil e 22) e intitularam a segunda demo com o novo nome, gravada em agosto de 1998, essa demo foi produzida por Kuaker e Mingau no estúdio Wah-Wah, em São Paulo.

A cada show eram vendidas cerca de 20 demos, o que contribuiu muito para a banda ganhar algum conhecimento no underground. Nessa época, disponibilizaram as músicas da demo na internet no formato mp3, na esperança que o som chegasse a lugares mais distantes.

A agenda de shows foi crescendo e conseqüentemente, a cobrança por material novo. Surgiram novas composições, sempre com a marca hardcore da banda e o resultado foi o álbum independente A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum.

Em 2001, a banda assinou contrato pelo selo da Arsenal Music com a gravadora Abril Music, gravando assim o álbum CPM 22, já com traços pop no seu estilo musical. Primeiro álbum por uma grande gravadora, marcou o reconhecimento da banda por todo Brasil através de singles como Regina Let’s Go!, Tarde de outubro. Os clipes dessas músicas foram indicados para o VMB do ano 2000, onde a banda recebeu o prêmio na categoria banda revelação.

A parceria rendeu mais um álbum, o Chegou A Hora De Recomeçar. desconfio, Dias Atrás, Não Sei Viver Sem Ter Você Ontem foram as músicas de trabalho deste álbum. Este álbum conta com a participação de amigos da cena underground como o músico Maurício Sanchez tocando sintetizador em Argumento, Rodrigo da banda Dead Fish que dividiu os vocais da música Atordoado com Badauí e Koala, que fundou a banda Hateen, juntamente com Japinha participa na música Não Sei Viver Sem Ter Você, de sua autoria.

Em 2005 a banda lançou o álbum Felicidade Instantânea, sempre alternando entre músicas velozes no estilo hardcore melódico e músicas mais lentas com levadas pop, como nos dois álbuns anteriores. Esse álbum foi muito importante pois dele saiu uma das músicas da banda mais tocada na rádios do Brasil. Um Minuto Para o Fim Do Mundo (música que eles já tinham composto há anos, porém somente nesse álbum resolveram gravá-la), outro single lançado foi Irreversível.

Em 2006, lançaram seu primeiro álbum juntamente com o DVD, ao vivo, MTV ao Vivo, que é um registro da carreira da banda.

No ano de 2007 saiu o quarto álbum da banda intitulado Cidade Cinza, do qual foi lançado o single Nossa Música. Um álbum considerado por muitos críticos da música nacional e do rock, menos pop que antes, com menos letras amorosas e uma sonoridade relativa a NOFX, Bad Religion, Lagwagon e mais algumas bandas do cenário punk rock californiano. O vocalista da banda, Badauí, disse que o álbum é uma crítica ao que acontece atualmente em São Paulo, mas que não é um álbum totalmente politizado, e que também contém letras de relacionamentos e acontecimentos gerais. E com esse álbum, ganharam o Grammy Latino 2008 na categoria Melhor álbum de rock brasileiro.

Depois de romper com a antiga gravadora, a Arsenal Music, começaram a trabalhar de forma independente para a gravação de um novo álbum, ainda no início de 2010. Após um ano, somando a pré-produção, gravação, o lançamento da single Vida ou Morte, e a gravação do clipe da mesma, a banda anunciou em seu Twitter o tílulo do álbum, chamado Depois de um Longo Inverno. O título traduz bem o que a banda passou nos últimos 4 anos (período que a banda ficou sem lançar um álbum). O álbum foi lançado em abril de 2011.
Antes do lançamento do álbum a banda disponibilizou o single Vida ou Morte e mais três músicas: “Quem sou eu?!” , “Filme que eu nunca vi” e “Cavaleiro Metal”. A faixa “Abominável” foi disponibilizada com exclusividade na UOL música.
Em julho, Fernando Sanches saíu da banda e foi substituído por Heitor Gomes (ex-Charlie Brown Jr.)

Atuais integrantes:
Badauí; vocal
Japinha; bateria e backing vocal
Luciano; guitarra
Heitor Gomes; baixo

Ex-Integrantes:
Portoga; baixo
Wally; guitarra e backing vocal
Fernando Sanchez; Baixo

Editado por luvisdead em Nov 29 2011, 0h35

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1995
Fundada em
  • São Paulo

Você está vendo a versão 31. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras