Biografia

Bun B, nome artístico de Bernard Freeman, (19 de Março de 1973, Port Arthur, Texas), é um rapper americano. Bun B tem a sua carreira musical definitivamente ligada aos UGK. Duo que formou em 1987 com Pimp C. O primeiro registo discográfico de Bun B desponta já a 1988, quando os UGK lançaram The Southern Way, o seu primeiro álbum. Não querendo entrar agora numa descrição da carreira do duo, terá o seu próprio espaço, iniciaremos o relato no momento em que Pimp C é detido. Com a prisão de Pimp C em 2002, Bun B sente a necessidade de se lançar numa carreira a solo. Antes, porém, foi colecionando colaborações com alguns dos maiores artistas do rap, mas não só. Colaborou com nomes como Slim Thug, Juvenile, T.I., Young Buck, Lil’ Kim, Yiang Yang Twins, Mike Jones e Paul Wall, entre outros. Trill, a aguardada estréia de Bun B a solo, foi lançado em meados de outubro de 2005 e atingiu o disco de ouro.

Com uma grande lista de convidados, maioritariamente do Sul, Trill junta à de Bun B as vozes de Pimp C, Young Jeezy, Jay-Z, Z-Ro, Lil’ Keke, Mannie Fresh, Ludacris, Scarface, Jazze Pha, Trey Songz, Mike Jones, Baby, T.I., Ying Yang Twins, Too $hort, Juvenile, Mddl Fngz, um projeto paralelo de Bun iniciado em 2000, Aztec, Chamillionaire, Skinhead Rob e Travis Barker. Os singles foram “Draped Up”, com Lil’ Keke, “Git It”, com os Ying Yang Twins, e “Get Throwed”, com Pimp C, Jay-Z, Young Jeezy e Z-Ro. Destaque ainda para o remix de “Draped Up” que junta os melhores nomes, ou pelo menos os que têm melhores resultados comerciais, de Houston. Assim neste remix estão, para além de Bun B, Lil’ keke, Slim Thug, Chamillionaire, Paul Wall, Mike Jones, Aztec, Lil’ Flip e Z-Ro.

Editado por ljhiphop em Jun 26 2008, 9h00

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras