Belle & Sebastian teve início em Janeiro de 1996, na cidade de Glasgow, Escócia, quando Stuart Murdoch e Stuart David se encontraram assim, meio sem querer, e começaram a tirar um som juntos. Murdoch escrevia canções sem qualquer pretensão. Porém, precisaria de um trabalho para finalizar o curso na faculdade. Recrutaram uns amigos num café 24 horas, um por um. Estava formado o Belle & Sebastian (nome de dois personagens de uma série de livros infantis franceses): Murdoch, David, Isobel Campbell , Chris Geddes , Stevie Jackson, Mick Cooke (este sendo um dos membros fundadores porém entrou oficialmente apenas no álbum “The Boy with the Arab Strap” (1998) por já possuir outra banda, a Hardbody e contrato com a Sony) e Richard Colburn. A banda gravou um single para o trabalho de Murdoch, principal vocalista da banda. Contentes e até surpreendidos com o bom resultado, resolveram gravar um disco inteiro. Em Abril de 1996, lançaram o debute “Tigermilk”, para poucas pessoas. Mil cópias, todas em vinil, o que torna essa edição uma raridade imperdível. Vendiam o disco em shows e distribuíam aos amigos. Tinham planos de gravar dois discos e se separarem, porém, algo começou a acontecer. A crítica inglesa passou a endeusá-los, mas ninguém conseguia imagens ou entrevistas da banda, o que aumentou ainda mais o culto. Os escoceses receberam inúmeras propostas de gravadoras grandes, mas, com medo de perder a liberdade criativa, assinaram com a pequena Jeepster.

No começo de 1997, lançaram a obra-prima “If You’re Feeling Sinister” (agora contando com Sarah Martin como integrante), ainda melhor que a estréia. Além da Inglaterra, o culto começou a atingir proporções estratosféricas. Lançaram alguns singles e EPs e em 1998 veio o terceiro disco, “The Boy With The Arab Strap”. Com tanta adoração e pressão da crítica, começaram a fazer mais shows e dar (algumas) entrevistas. Fizeram até clipe. Algumas pessoas (mais radicais, por sinal) passaram a deixar de gostar da banda, simplesmente pela abertura de fronteiras. Ainda em 1998 saiu mais um EP, o “This Is Just A Modern Rock Song”.

Já em 2000 lançam o EP “Legal Man”, um pouco diferente dos anteriores. Ele foi uma provinha do que seria o lançamento seguinte: “Fold Your Hands Child, You Walk Like A Peasant”, quarto álbum, lançado em Junho. A reação da crítica e do público é que foi um disco um pouco mais comercial, mas ainda ótimo. Logo após, lançaram mais um clipe, agora para a música “The Wrong Girl”. Nesta época, Stuart David deixou a banda e foi substituído por Bob Kildea. Para a felicidade tupiniquim, a gravadora brasileira Trama lançou os quatro discos da banda e os EPs, sendo alguns deles reunidos em uma caixinha.

Com o inédito sucesso comercial, a banda resolveu sair em turnê para outros lugares. Lançaram na metade de 2001 o single Jonathan David e vieram para o Brasil para participar do Free Jazz Festival, tornando-se a grande sensação do festival. Em 2002, o Belle and Sebastian lança o disco Storytelling, que serve como trilha sonora para o filme homônimo de Todd Solondz. Ao longo do trabalho, as músicas intercalam-se com diálogos tirados do filme.

Em 2002, o Belle and Sebastian fizerem shows pela Europa e Estados Unidos. No meio da turnê dos Estados Unidos, a vocalista Isobel deixou o grupo e resolveu seguir uma carreira solo, que parece ser muito mais eclética e estranha do que sua ex-banda. Ainda nesse ano, a banda deixou o selo Jeepster e resolveu assinar com a Rough Trade/Sanctuary. Em troca, o Belle and Sebastian deixou nas mãos da Jeepster o direito de lançar um DVD.

No final de 2003, saiu o quinto álbum (ou setimo, se contarmos a trilha sonora), “Dear Catastrophe Waitress”. Em Janeiro de 2004, a Jeepster lançou o DVD “Fans Only”, que cobre a carreira do Belle and Sebastian desde a época do “If You’re Feeling Sinister” até o “Storytelling”. A compilação ficou a cargo de Blair Young, e conta com entrevistas, partes de shows, bastidores, vídeos do início da mística carreira e aparições na TV.

Em 2005, é lançada a coletânea “Push Barman to Open Old Wounds”, um álbum duplo contendo todas as músicas lançadas em EPs, e no começo do ano seguinte, novo LP, “The Life Pursuit”, que dá sequência a influência da música dos anos 70 iniciada em “Dear Catastrophe Waitress”.

O próximo trabalho da carreira da banda veio com o disco “The Life Pursuit”, lançado em 2005. O álbum, gravado em Los Angeles, contou com a produção de Tony Hoffer e teve a música “Funny Little Frog”, como primeiro single. O disco teve a melhor colocação na história da banda, chegando ao oitavo lugar no Reino Unido e em 65º nos Estados Unidos.

Em 27 de Maio de 2008 é lançado o EP “Introducing… Belle & Sebastian” pela Jeepster Records, com a compilação de 5 faixas do material lançado pela banda de 1996 a 2001. Faixas organizadas em ordem cronologicas.

Após o lançamento, seguiu-se uma turnê com grandes shows (tanto em qualidade, quanto em público). O grupo vai lançar no fim do ano o CD “The BBC Sessions”, que terá faixas ao vivo e raridades da banda.

Em 18 de Novembro é lançado “The BBC Sessions”, que traz versões para canções dos anos de 1996-2001 (incluindo as últimas gravações com Isobel Campbell antes de sua saida). A versão Deluxe inclui 2 CDs sendo o segundo “Live in Belfast” em Belfast, na Irlanda do Norte, em 21 de Dezembro de 2001.

O CD1 inclui gravações das Sessions de Mark Radcliffe, Steve Lamacq e John Peel e no CD2 com covers de “Here Comes the Sun”, “Im Waiting for the Man” e “The Boys are Back in Town”.

Próximo álbum, que incluirá novo material será “God Help the Girl” trilha sonora do filme musical de mesmo nome escrito por Stuart Murdoch (todas as faixas também) e com versões de faixas favoritas de “Funny Little Frog”. Porém diferente de “Storytelling” terá a participação de outros artistas. Com a participação de Jackson e Kildea God Help the Girl entrou em turnê com Vaselines.

Em Maio de 2010 no website oficial da banda, foi revelado que voltaram ao estúdio para trabalhar em algumas músicas novas.

10-12 de Dezembro de 2010 participará do Bowlie 3, o Festival All Tomorrow’s Parties, na Inglaterra.

Site oficial: http://www.belleandsebastian.com

Editado por sweetpsychosis em Abr 6 2014, 18h46

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 1996
Fundada em
  • Glasgow, Escócia
Membros da banda
Site oficial

Você está vendo a versão 20. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.