Biografia

Ashley Michelle Tisdale, mais conhecida como Ashley Tisdale (Condado de Monmouth, New Jersey, Estados Unidos - 2 de Julho de 1985) é uma atriz, cantora, compositora, dançarina, modelo, dubladora e produtora, mundialmente famosa por interpretar Sharpay Evans em High School Musical, um filme-musical adolescente original da Disney. Foi eleita pela Revista Billboard como a voz mais exótica do mundo, ficando na frente de outras 99 cantoras. Em 2009, seu segundo álbum de estúdio Guilty Pleasure foi eleito pela Billboard como o sétimo melhor álbum da década.

É filha de Lisa e Mike Tisdale, irmã da Jennifer Tisdale e neta de Arnold Morris, que desenvolveu as facas Ginsu. Iniciou sua carreira como modelo fotográfia e de comerciais de televisão, ao ser descoberta por seu atual empresário, Bill Perman, enquanto passeava com sua mãe no shopping. Segundo ele: tinha cheios e lindos cabelos cacheados, enormes olhos, e quando olhou para mim ela deu o maior dos sorrisos. Começou como atriz em sua comunidade judia (seus pais são judeus, e ela se auto-considera judia),em Gypsy. Aos 8 anos, estreou na Broadway, em “Les Miserables”. Aos 12, cantou,em coral, na Casa Branca, para o Presidente Clinton.

Começou sua carreira de atriz aos 3 anos, quando estava passeando com a sua mãe em um centro comercial. Um caça-talentos chamado Bill Perlman, viu a sua excelente forma de expressar caras e bocas e entregou um cartão de apresentação à sua mãe dizendo-lhe que quando ela quisesse, entrasse em contato. Depois de pensar, seus pais falaram com o caça-talentos e assim começou a carreira da pequena, fazendo várias campanhas publicitárias e cerca de cem comerciais de televisão .
Ainda criança, aos 8, estreou na Broadway ganhando o papel principal no musical de tour nacional “Les Miserables”, atuando como “Little Cosette”, que teve duração de dois anos. Já com 12 anos, estava cantando na Casa Branca.

Durante os anos 1990, realizou aparições especiais em diversos seriados de televisão, tais como George Lopez, Smart Guy, 7th Heaven, Grounded for Life, Strong Medicine, Charmed, and Beverly Hills, 90210. Pelo seu papel em Boston Public, ela recebeu seu primeiro prêmio na categoria “Melhor performance em um drama televisivo”. Tisdale também dublou uma personagem no filme animado A Bug’s Life em 1998. Pouco tempo depois, ela realizou um papel no filme Donnie Darko em 2001. Ashley, logo, conseguiu o papel recorrente de Molly Conner na série televisiva da Nick, O Show da Amanda. Quando a série foi cancelada em 2002, ela também teve papéis nas séries The Hughleys em 2002 e em Still Standing em 2003.

Conseguiu o papel de Maddie Fitzpatrick na série The Suite Life of Zack & Cody depois ter feito uma audição para os papéis de Maddie e London Tipton. Enquanto gravava a série, Tisdale dublou um personagem no filme animado Whisper of the Heart, uma versão em inglês de uma animação japonesa de grande sucesso.

Bateu um recorde na Billboard em 2006, sendo a primeira artista feminina a debutar com dois singles simultaneamente na Billboard Hot 100, com What I’ve Been Looking For e Bop to the Top, da trilha sonora do primeiro filme de High School Musical.

Em 2007, lançou seu primeiro álbum, Headstrong, que debutou em #5 na Billboard 200, ao vender 64,000 em sua primeira semana de vendas. O álbum trouxe quatro singles, sendo que o de maior sucesso, He Said She Said, alcançou #58 na Billboard. Até junho de 2009, o álbum vendeu aproximadamente 600 mil copias nos EUA. Além disso, o álbum foi certificado com Disco de Ouro na Alemanha, no Brasil, na Argentina e na Irlanda e já vendeu mais de 1,5 milhão de cópias no mundo. No final de 2009, por uma enquete feita pelo site Billboard, foi eleito o 7º melhor álbum de 2009 e o 7º melhor álbum da década.

Seu segundo álbum, Guilty Pleasure, lançado dia 11 de Junho de 2009, apresenta uma Ashley morena, mais madura, ousada e sexy, além de batidas pop rock influenciados por artistas como P!nk, Kelly Clarkson, Katy Perry, Boys Like Girls, entre outros. O primeiro single, It’s Alright, It’s OK, foi lançado dia 14 de Abril nas rádios e também digitalmente. O segundo single Crank It Up foi lançado somente na Europa.

Em 2010 e 2011, se dedicou a gravação da série Hellcats e em seguida lança o spin-off de High School Musical: ‘’Sharpay’s Fabulous Adventure’‘. Ashley também mostra que sabe produzir e se dedica a maior tempo a sua empresa Blondie Girl Productions contando com diversas séries e filmes produzidos pela própria Ashley sendo vendidos para importantes canais de televisão como Bravo, ABC e ABC Family.

Em 2012, Ashley volta a ativa como atriz e entra no elenco de ‘’Todo mundo em Pânico 5’‘, substituindo Anna Faris e faz participação em dois episódios da série ‘’Sons of Anarchy’’ sendo elogiada pelo criador da série como ‘’potência da mídia’’ e que a série mudaria de vez sua imagem de Disney Girl.

Editado por fuckingout em Ago 31 2012, 15h21

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Formada em
  • 2007
Fundada em
  • Condado de Monmouth, New Jersey, Estados Unidos

Você está vendo a versão 108. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras