Nome completo Anneke van Giersbergen
Nascimento 8 de março de 1973 (38 anos)
Origem Sint Michielsgestel
País Países Baixos
Gêneros Doom metal, eletrônica, rock
Instrumentos Vocais,Piano
Período em atividade 1994–atualmente
Afiliações The Gathering, Agua de Annique
Anneke van Giersbergen (Sint Michielsgestel, 8 de março de 1973) é a ex-vocalista da banda holandesa The Gathering, estando agora envolvida em um projecto independente chamado Agua de Annique. Ela também trabalhou com Lawn, Farmer Boys, Ayreon, Napalm Death e Moonspell.
[editar]Biografia

Nasceu na pequena cidade de Sint Michielsgestel nos Países Baixos. Começou a cantar aos 8 anos. Aos 12 já integrava o coro da escola onde estudava.
Após essa primeira experiência Anneke integrou diversas bandas entre elas um dueto com Bad Breath, onde predominavam ritmos como blues, jazz, folk e funk. Em 1994 foi convidada a entrar no The Gathering através de um amigo seu que conhecia a banda.
Seu “feeling” musical encaixou-se perfeitamente nas mudanças que a banda pretendia e o casamento foi perfeito. Anneke passou a ser responsável pela maioria das letras, deixando aflorar além da sua forma peculiar de cantar, sua habilidade em escrever letras profundas e intimistas.
A evolução a frente do The Gathering foi gradativa e muito interessante. No álbum “How to Measure a Planet” essa evolução pôde ser sentida, com Anneke explorando vocalizações intensas e diferentes. Com o álbum “If then Else”, lançado em 2000, Anneke atravessava uma etapa delicada em sua vida pessoal, onde novamente ela experimentou algumas mudanças em sua forma de cantar e compor. Nessa época o término de seu noivado refletiu muito em algumas letras, com a cantora trabalhando até 15 horas por dia no estúdio. O esforço resultou em um disco bem pessoal, de alto nível.
Com o lançamento de “Souvenirs” e o excelente semi acústico “Sleepy Buildings” Anneke se consolida com uma das melhores cantoras do mundo. Após esse período Anneke ficou grávida de seu marido Rob Snijders e ficou em turnê até quase 8 meses de gravidez, quando então fez uma pausa. Em 20 de fevereiro de 2005 nasce Finn o primeiro filho de Anneke e logo após ela retorna as actividades e grava junto com o The Gathering o show que viria a ser o DVD “A Sound Relief”. O mais recente trabalho de Anneke com o The Gathering chama-se “Home” e mostra uma Anneke mais polida ainda com uma vez beirando os sussuros em determindas passagens. Uma maturidade atingida com anos de prática. Anneke saiu da banda The Gathering em 2007 para seguir outros projectos, embora ainda venha a gravar o novo DVD.
Em 2008 aparece no álbum Night Eternal dos portugueses Moonspell onde canta a par com Fernando Ribeiro na música Scorpion Flower.
Também em Fevereiro de 2008 canta em conjunto com a banda Within Temptation num concerto em Ahoy - Holanda para o álbum “Black Symphony” a música “Somewhere”.
Tendo também participado em uma versão dos Alemães Farmer Boys - Never Let Me Down Again (cover de Depeche Mode), mas não aparece no videoclip.
A vocalista também participou no album de estreia dos DELAIN . Que já vão no lançamento do seu segundo album. Participa juntamente com o baixista/vocalista de Nightwish Marco na faixa “the gathering” dos Delain.

Editado por darianejackson em Jul 4 2011, 2h18

Fontes

Wikipédia

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 1. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Outras grafias