Reproduzindo via Spotify Reproduzindo via YouTube
Saltar para vídeo do YouTube

Carregando o player...

Scrobble do Spotify?

Conecte a conta do Spotify à conta da Last.fm e faça o scrobble de tudo o que você ouve, seja em qualquer app para Spotify, dispositivo ou plataforma.

Conectar ao Spotify

Descartar

Biografia

  • Data de nascimento

    11 Dezembro 1991 (idade 32)

  • Local de nascimento

    Stockholm, Stockholm municipality, Stockholms län, Suécia

Anna Bergendahl nasceu em Hägersten, em 1991, e cresceu entre Katrineholm e Nyköping. Os seus pais reconheceram muito precocemente o amor de Anna pela musica, o que os levou a comprar a sua primeira guitarra quando tinha apenas 8 anos e a inscreve-la no conservatório local, onde aprendeu a cantar e a tocar guitarra clássica.
Actuou em público pela primeira vez com apenas 8 anos, interpretando o tema popularizado por Céline Dion My heart will go on na catedral de York, quando se encontrava de férias com a sua avó na Grã-Bretanha. A sua avó é britânica e continua a viver no Reino Unido.
A sua formação musical levou a que criasse os seus primeiros temas com apenas 10 anos de idade. Por essa altura, as suas influências musicais variavam entre Tracy Chapman, Madonna, Céline Dion, entre muitas outras divas da música norte-americana
A sua estreia televisiva ocorreu em 2004, quando tinha apenas 13 anos, no programa da cadeia TV4 “Super Troupers”. O programa tinha como finalidade dar a conhecer ao grande público futuras vozes do panorama musical sueco e trazer para a ribalta jovens cantores entre os 10 e os 16 anos. No programa, Anna recriou o clássico Play that funky music de Wild Cherry, numa versão mais intimista e melódica.
A sua prestação foi devastadora, levando um público estupefacto a ovaciona-la de pé. A crítica ficou também rendida ao talento de Anna, referindo que uma recriação daquele género demonstrava a maturidade musical da artista, que ia muito além da sua idade física.
Entre 2004 e 2008 continuou os seus estudos musicais no conservatório de Estocolmo. Em 2008 concorreu ao casting do programa “Idol 2008” (versão sueca do programa Ídolos, popularizado em Portugal pela SIC). A sua participação no concurso foi sempre alvo de criticas muito positivas, tendo recriado temas muito populares na Suécia como Mamma, Save up all your tears, Bleeding love, Simply the Best e Over the rainbow. Algumas destas criações forma gravadas em single, tendo alcançado o top 100 da tabela de vendas sueca.
Apesar da grande popularidade e desempenho no programa, Anna alcançou apenas a quinta posição, tendo Kevin Borg sido o grande vencedor da temporada. Mesmo não tendo vencido o concurso, após o terminus do programa, é contactada por diversas editoras, que lhe ofereceram vários contratos musicais.
Decide-se por Lionheart International e com o intuito de maximizar a sua carreira musical, Anna concorre ao Melodifestivalen 2010. A vitória de Anna é retumbante, tendo sido a grande vencedora do televoto.
Ao mesmo tempo que se preparar para representar a Suécia em Oslo, Anna encontra-se a terminar as gravações do seu CD de estreia – Yours sincerely – a ser editado a 14 de Abril deste ano.

Editar esta wiki

Não quer ver anúncios? Atualize agora

Artistas parecidos

Atrações em destaque

API Calls