Angélique Kidjo (nascida em Ouidah, em 14 de julho de 1960) é uma cantora do Benin, ganhadora do Prêmio Grammy de Música Popular, que tem diversas influências musicais e fez muitos vídeos criativos.

Aos seis anos, Kidjo, através de sua mãe, que era membro da troupe Teatro, iniciou os estudos de música e dança.

Os conflitos políticos fizeram com que, em 1982, ela se mudasse para Paris. Começou a cantar em bandas locais, antes de ter a sua própria. Em 1985, ela se tornou conhecida como a frontsinger do Euro-Africano jazz / rock band Jasper’s van’t Hof Pili Pili.

Lançou três álbuns, gravados em estúdio: Jakko (1987) Seja em uníssono (1988, produzido por Marlon Klein) e Hotel Babo (1990).

Até o final da década de 1980, ela tinha se tornado uma dos mais populares intérpretes vivos, em Paris. Ela é casada com músico e produtor Jean Hebrail com quem ela tem filha Naïma (nascida em 1993), e atualmente mora em Nova Iorque.

Suas influências musicais vieram do pop africano, do zouk caribenho, da rumba congolesa, do jazz, gospel. Seus ídolos desde a infância são, James Brown, Aretha Franklin, Jimi Hendrix, Miriam Makeba e Carlos Santana.

Ela fez sua própria versão do Summertime de George Gershwin, Jimi Hendrix Voodoo Child’s, e The Rolling Stones “Gimme Shelter, e tem colaborado com o gosta de Dave Matthews e da Dave Matthews Band, Kelly Price, Branford Marsalis, Robbie Nevil, Carlos Santana , E Cassandra Wilson.
Os sucessos de Kidjo incluem as canções “Agolo”, “Ayé”, e “Batonga”.

Ela fala fon, francês, iorubá e Inglês fluentemente, além de cantar nestas quatro línguas, ainda elaborou sua “própria lingua” que serve como título das canções, como Batonga. Malaika é uma canção cantada em idioma swahili. Ela utiliza frequentemente Benin Zilin tradicionais da técnica vocal e jazz vocalese.

Angelique Kidjo lançou um álbum intitulado “Djin Djin”, em 1 de maio de 2007. O álbum conta com a participação de Josh Groban, Carlos Santana, Alicia Keys, Joss Stone, Peter Gabriel, Amadou E Mariam, Ziggy Marley, e Branford Marsalis. O título, Djin Djin, remete ao som de um sino em África que cumprimenta cada novo dia. O álbum é produzido por Tony Visconti, que é conhecida pela produção de David Bowie, Morrissey, e T. Rex, entre outros.

Bono da banda de rock irlandesa U2, tem Kidjo descrito como “o galvanizing voz da África sub-saariana”, e considera a sua “vanguarda da cruzada para Darfur”.

http://www.kidjo.com/

Editado por gbakal em Abr 21 2009, 1h09

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 5. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.