Biografia

Anahí Giovanna Puente Portilla, ou simplesmente Anahí (Cidade do México, 14 de Maio de 1983), é cantora, atriz, empresária, estilista e compositora mundialmente famosa. Apesar de já ser bastante conhecida antes mesmo de fazer parte do RBD, foi com o grupo que sua carreira decolou. Atualmente, divulga a edição deluxe do seu quinto álbum solo, Mi Delirio.
Any já conquistou diversos prêmios, é aclamada como Princesa do Pop Latino e é considerada hoje uma das mulheres latinas mais poderosas e promissoras do mundo da música.
Em 26 anos de carreira são mais de 3 milhões de álbuns vendidos, 14 novelas e 7 filmes.

Biografia
Iniciou sua carreira aos 2 anos na série “Chiquilladas”, onde permaneceu até seus 8. Desde então, passou a ter uma carreira de peso. Ainda criança, atuou em filmes como Nacidos Para Morir e Había Una Vez Una Estrella.

Passou a ter papeis pequenos em novelas de grande reconhecimento como Alondra, Tu y yo e Vivo por Elena.

Deu inicio a sua carreira musical com o single “Corazón De Bombón” que acabou tornando-se um pequeno sucesso no México.

Em 1996, lançou seu disco solo ¿Hoy Es Mañana?, e seu novo single “Por Volverte A Ver”.

Em 1997, antes do lançamento oficial do seu novo álbum, se apresentou no especial “Dia del niño”, onde cantou seu novo single Anclado En Mi Corazón. Em 18 de abril foi lançado o álbum Anclado En Mi Corazón.

Em 1999, estrelou como protagonista no filme Inesperado Amor, ao lado de Dulce María.

Em 2000, depois de três anos sem lançar um álbum inédito, reapareceu mais madura, com um estilo musical novo. O álbum Baby Blue foi lançado no dia 17 de julho do mesmo ano e foi responsável por tornar-lá conhecida em toda América Latina. O primeiro single, “Primer Amor”, lançado em agosto, foi muito bem recebido pela crítica, que dizia que a voz de Anahí se parecia com a de Thalía. A musica “Primer Amor” esteve na trilha sonora da novela Primer Amor… A Mil Por Hora (Primeiro Amor… A 1000 x Hora) no qual também foi protagonista. Além do dueto realizado com o ator Kuno Becker da canção “Juntos”.

Em 2001, dizia estar na melhor fase de sua carreira, protagonizando uma novela e divulgando seu CD, porém, devido a alta carga de trabalho, passou a fazer refeições rápidas, ou até mesmo não comia, o que em seguida ocasionou a anorexia.

Em 2003, entrou na segunda temporada de Clase 406 como Jessica Riquelme Brech, onde atuou do lado de Alfonso Herrera, Christian Chávez e Dulce María.

Em 2004, foi uma das protagonistas da novela Rebelde, onde interpretou Mia Colucci, uma garota popular de uma família rica. A novela recebeu boas opiniões, principalmente por ter chegado à altura das expectativas, sendo considerada sucesso mundial. Teve seu fim em 2006. Mas o grupo que se originou na novela teve continuidade por mais 2 anos e muitos sucessos no mundo todo.

Devido ao sucesso de Rebelde, em 2007, foi lançado o seriado RBD: La Familia que foi estrelado pelos membros do RBD. A série é baseada na vida dos integrantes do grupo, onde se destinava a ser semelhante ás personalidades dos atores na vida real.

Em 2008, fez sua estreia solo em um dueto realizado com o cantor Tiziano Ferro e Dulce María na canção “El regalo más grande”, alcançando o #2º lugar na parada italiana. A musica fez parte do álbum de Tiziano Ferro. No dia 22 de janeiro de 2009, foi liberado o clipe de El Regalo Más Grande, que inicialmente foi transmitido pelo canal Fox Life.

Atualmente trabalha desenhando para sua própria marca Anahí World. Em sua própria linha de roupas, tem lançado vários modelos de roupas, desde acessórios pequenos, até o mais deslumbrante tudo confeccionado por ela mesma, seus produtos podem ser adquiridos nas lojas “Anahí World”, ou pela internet.

No inicio de 2009, Pedro Damián a ofereceu o papel principal de Verano de Amor, mas a mesma recusou para se dedicar a sua carreira musical.

Em março do mesmo ano, foi chamada para ser protagonista na novela Sortilégio, mas ela recusou por conter cenas muito fortes.

Em 16 de Julho de 2009, voltou aos palcos para fazer mais um marco em sua carreira na cerimônia de premiação do Premios Juventud, em Miami na Flórida, cantou a música “Mi Delirio”. A critica recebeu bem seu novo single. A revista people falou sobre sua apresentação nos “Premios Juventud”: “Com uma coreorafia muito hot e um estilo musical que nenhum outro cantor latino havia explorado, fechou com broche de ouro a noite, demonstrando que como ex-RBD, tem o sucesso assegurado.

Ainda no dia 7 de agosto do mesmo ano, iniciava sua mini turnê de divulgação com 7 shows, que iria passar somente no Brasil.

Assinou um contrato de exclusividade com a EMI Music para o lançamento de seu novo disco, ainda que não tenha dado detalhes sobre o contrato, dizia estar muito feliz com o contrato.

“Sei que isso é o princípio de um caminho mágico que juntos hoje começaremos a recorrer” expressou Anahí em um comunicado de imprensa.

Em 25 de Agosto de 2009, lançou seu single “Mi Delirio”, quase três meses antes do lançamento do álbum, que traria uma sonoridade totalmente diferente dos trabalhos anteriores da cantora. O single chegou á posição número quatro no Itunes, vendendo muito na primeira semana. No dia 30 de agosto, anunciou via Twitter, que está preparando seu novo clipe. “Começando o dia com muitas idéias para meu primeiro vídeo!”.

Tem uma associação chamada “AnayMia”, que ajuda jovens que sofrem de transtornos alimentares. No dia 27 de agosto, realizou uma palestra em Monterrey, onde a mesma falava sobre os problemas passados, que precisou ficar três anos longe de qualquer meio artístico. Hoje em dia encontra-se recuperada do transtorno e tenta passar para os jovens os problemas que a tal doença traz para si mesmo.

No dia 2 de novembro, em sua passagem pelo Brasil com sua tour, deu entrevista a um dos maiores entrevistadores do Brasil, Jô Soares no Programa do Jô da Rede Globo.

No dia seguinte, começou a Mi Delirio World Tour, iniciando em São Paulo.

Com um ritmo Pop, batidas eletrônicas, o CD só tem algumas músicas lentas. Das 11 faixas, umas que se destacam são: Me Hipnotizas, Él Me Mentió, Te Puedo Escuchar, Para Qué, Hasta Que Me Conociste e Mi Delirio.

Foi a apresentadora da primeira edição dos Kids Choice Awards no México, sendo a artista com mais nomeações (Melhor Look, Melhor Música, Melhor Cantor), onde saiu vitoriosa em 2 (Melhor Look & Melhor Cantora). Fechou a premiação cantando 3 músicas: Mi Delirio, Me Hipnotizas e finalizou com o lançamento da música Alérgico.
Em outubro de 2010 a cantora desembarcou no Brasil para a 2° parte da sua tour: Mi Delirio World Tour que passou por: Fortaleza (06/10), Brasilia (07/10), Rio de Janeiro (09/10), São Paulo (10/10) e Porto Alegre (11/10). Tambem participou de varios programas brasileiros como: Programa do Gugu, Hebe, Acesso MTV, Domingo Legal, Eliana e Tudo é Possivel e gravou a versão em portugues da musica “Alergico” ao lado de Renne Fernandes da banda Hevo84. Ela já está gravando no Brasil, Roménia e Espanha o seu primeiro DVD sólo, extraído da sua primeira turnê mundial, Mi Delirio World Tour.

No dia 23 de novembro, será lançado o Mi Delirio Deluxe Edition, que conterá faixas novas, como: Ni Una Palabra e Pobre Tu Alma. Contará com faixas inéditas, como Alérgico, Aleph, dedicada ao livro “O Aleph” do escritor Paulo Coelho e uma versão acústica da música Mi Delirio.

Discografia
Álbuns de Estúdio
1993: LP Anahí (EP)
1996: ¿Hoy Es Mañana?
1997: Anclado En Mi Corazón
2000: Baby Blue
2009: Mi Delirio
2010: Mi Delirio (Deluxe Edition).

Coletâneas
2005: Antología
2006: Una Rebelde en Solitario
2007: Antes de Ser Rebelde
2010: Alérgico: The Fan Edition (EP).

Editado por Ziomek2000 em Mar 19 2011, 17h43

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 109. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links
Gravadoras
Esta wiki foi bloqueada por um moderador.