Biografia

Iniciou suas atividades em 2000 quando na base da amizade Dudu (guitarra) e Fildzz (vocal) escreveram as primeiras letras e acordes sem maiores pretensões, alguns meses depois ocorreu o primeiro ensaio com Rafa (bateria), os músicos sentiram a necessidade de um baixista e convidaram o amigo Oliver (baixo). Resolveram gravar a primeira demo com a produção de Thiago Castanho, que na época estava fora do Charlie Brown Jr. e se juntou aos Aliados.

Em 2002 assinaram com a Abril Music e gravaram seu primeiro CD homônimo da banda cuja música de trabalho “Sem Sair do Lugar” foi veiculada nas principais rádios do Brasil e teve videoclipe exibido na MTV, Multishow e demais emissoras. No início do ano seguinte a gravadora fechou as portas e interrompeu a divulgação. Além da gravadora, a banda passou a também não contar mais com Thiago Castanho saiu para realizar outros projetos e hoje está novamente no Charlie Brown Jr.

O segundo CD (A Dose Certa), foi lançado em 2004 pela Art Mix com distribuição pela EMI, teve “Sereia” como a principal música e estava repetindo o mesmo sucesso do primeiro disco. Novamente o sucesso foi interrompido, dessa vez devido a um grave acidente sofrido por Fildzz que também descobriu que estava com câncer nos rins. Ainda neste meio-tempo, Thiago Castanho deixou a banda, retornando ao Charlie Brown Jr.

Após a superação do vocalista, a banda voltou aos palcos e gravou seu terceiro disco (Te Encontro por aí) e seu primeiro DVD que leva o mesmo nome, dessa vez de forma independente. Esse DVD chegou às mãos da Sony Music, que contratou a banda, que começou a planejar o quarto disco, ALIADOS Amplificado. O novo trabalho é uma coletânea com regravações das principais músicas dos três primeiros discos e outras cinco músicas inéditas.

O quinto CD da banda, 5° Elemento (homenagem aos fãs) foi lançado em 2011.

Origem do nome

A banda foi originalmente batizada de Aliados 13 devido a dois fatos: o primeiro show da banda ocorreu em um dia 13 e, ao mesmo tempo, o número 13 é o DDD da cidade de Santos, da qual a banda é originária. Para evitar ligações com a política, em 2007 (13 também é o código eleitoral do Partido dos Trabalhadores), a banda decidiu utilizar apenas o nome Aliados.

Integrantes

Gustavo Fildzz: O vocalista Gustavo Tavares da Mata Barreto antes de dedicar-se exclusivamente à música foi atleta profissional, sagrou-se campeão brasileiro de ginástica olimpica em 1998 e campeão pan-americano no ano seguinte. Além de ser músico e atleta, Gustavo possui uma casa de sucos e sanduíches naturais no bairro do Gonzaga em Santos. Fildzz que nasceu em Santos (SP) no dia 26 de maio de 1977 revelou que seu apelido origina-se de “fio desencapado”. Suas influências musicais são: Bob Marley, Foo Fighthers, Queen e Legião Urbana.

Dudu Golzi: Único estrangeiro da banda, Eduardo Cajado Golzi nasceu em Houston, Texas (EUA) no dia 20 de Agosto de 1980. Começou a tocar guitarra aos 11 anos e tem como influências Rolling Stones, The Police, Suicidal Tendencies, Biily Idol, Stone Roses e AC/DC.

Rafa Borba: Rafael Borba de Vasconcellos nasceu em 2 de agosto de 1973 em Getulina (SP), antes de descobrir a bateria Rafa tocou piano por 7 anos além da guitarra.

Oliver Kivitz: Nascido aos 20 de setembro de 1971 em Santos, Oliver Kivitz passou a tocar baixo em 1992 na banda que integrava na época. Antes disso tocou teclado, trompete, violão e guitarra.

Discografia

2002 - Aliados 13
2004 - A Dose Certa
2007 - Te Encontro Por Aí (independente)
2008 - Amplificado
2011 - 5° Elemento

DVD

2007 - Te Encontro Por Aí
2009 - Somos Todos Nós

Existe também um grupo musical argentino chamado “Aliados”. Fazem parte do casting da série de mesmo nome, exibida todas as quartas pela Telefé. Lançaram o primeiro álbum, também intitulado Aliados, em Junho de 2013. A trama e o grupo foram criados e produzidos por Cris Morena, também responsável por outros grandes sucessos como Rebelde Way, Floricienta e Chiquititas.

Editado por EmperatrizT em Ago 7 2013, 20h29

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 13. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.