Biografia

A banda AFI - A Fire Inside - surgiu na cidade de Ukiah, na Califórnia em 1991 e a formação inicial contava com os jovens amigos Davey Havok (vocal), Adam Carson (bateria) e um estranho denominado “The Artist Still Known As Mark” (guitarras). Com essa formação, os jovens começam a dar vida às composições de Davey, e depois de alguns singles e EP´s, a banda lança em 95 seu primeiro CD, “Answer That And Stay Fashionable”, seguido no ano seguinte pelo segundo disco: “Very Proud Of Ya”, pela Nitro Records. A banda segue tocando seu hardcore/punk e caem na estrada atrás de fãs.

Mostrando uma maior maturidade nas letras e melhor direcionamento, o AFI lança em 97 seu terceiro álbum, o primeiro com o baixista Hunter, intitulado “Shut Your Mouth And Open Your Eyes”, seguido do EP “A Fire Inside” em 98. Em 99, com a entrada do guitarrista Jade Puget, (ex Redemption 97) e saída de Mark, a banda lança seu quarto álbum, “Black Sails In The Sunset” e o EP “All Hallows”. A banda segue ganhando discípulos e divulgando seu trabalho, lançando em 2000 “The Art Of Drowning”, seu quinto álbum, cuja música “Days Of The Phoenix” ganhou as rádios alternativas.

Com o aumento de sua popularidade, a banda assina contrato com a gravadora Dreamworks e lança em 2003 seu sexto álbum, “Sing The Sorrow”, produzido por Jerry Finn (Greenday e Blink182) e Butch Vig (Nirvana, Smashing Pumpkins). A banda passa a ser rotulada como um tipo de punk-gótico e expande ainda mais sua musicalidade. O primeiro single do disco, “Girl’s Not Grey” trouxe um AFI mais popular, enquanto músicas como “Leaving Song Part 2” e “Dancing Through Sunday” mostra o já conhecido estilo frenético da banda, dando ao álbum um disco de platina. No mesmo ano, ainda foram indicados para o VMA 2003 e faturaram o prêmio na categoria MTV2 pelo vídeo do aclamado single “Girl’s Not Grey”.

Em junho de 2006, é lançado o sétimo disco do quarteto, “Decemberunderground”, que segue o estilo de seu antecessor e conta com 12 faixas. Destaque para o primeiro single, “Miss Murder”, que a banda tocou ao vivo no MTV Movie Awards 2006 e que alcançou o topo da Billboard à época de seu lançamento, assim como o álbum – que levou um disco de platina.

O primeiro DVD do AFI saiu em dezembro de 2006. Intitulado “I Heard a Voice”, este é o registro de um show dos caras em Long Beach, Califórnia.

O quarteto mostrou que é ecologicamente correto ao participar da escalação norte-americana do Live Earth, em 07/07/2007. No repertório, estavam os sucessos “The Missing Frame”, “Love Like Winter”, “Miss Murder” e ainda uma cover de “Ziggy Stardust”, do David Bowie.

Um novo EP deve ser lançado em dezembro e, dentre outras, estará a canção “Carcinogen Crush”, música originalmente gravada durante as sessões de “Sing the Sorrow”. Foi ainda confirmada a disponibilidade deste som para o jogo “Guitar Hero III”, porém, somente para o XBOX 360.

O AFI lançou “Crash Love” em 2009 , estreiando em 12° lugar nos EUA com vendas na primeira semana de 52mil cópias. O primeiro single “Medicate”, teve sucesso nas rádios alternativas e esteve presente na playlist da Mtv Hits.

Site oficial: www.afireinside.net

MySpace: http://www.myspace.com/afi

Por Júlio Brazil


Curiosidades:


- A banda tocou em 2005 no “MTV Icon – The Cure” um cover da música “Just Like Heaven”.


Discografia:

1995 – “Answer That And Stay Fashionable”,
1996 – “Very Proud Of Ya”
1997 – “Shut Your Mouth And Open Your Eyes”
1999 – “Black Sails In The Sunset”
2000 – “The Art Of Drowning”
2003 – “Sing The Sorrow”
2006 – “Decemberunderground”
2009 – “Crash Love”
2013 – “Burials”

EPs:

- Dork (1993)
- Behind the Times (later-1993)
- Eddie Picnic’s All Wet (1994)
- This Is Berkeley, Not West Bay (1994)
- Bombing the Bay (1995)
- Fly in the Ointment (1995)
- A Fire Inside EP (1998)
- Black Sails EP (1999)
- All Hallow’s EP (1999)
- The Days of the Phoenix EP (2001)
- 336/Now the World Picture Disc (2002)

Editado por DavidSoaresXD em Jan 6 2015, 18h50

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 9. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links