Biografia

Lee Hyori (이효리), nascida em 10 de maio de 1979 em Chungcheong do Norte, é uma cantora e atriz sul-coreana. É considerada como a artista mais bem paga da Coréia do Sul. E também é considerada como um símbolo sexual asiático.

Sua carreira começou no famoso grupo feminino Fin.K.L e rapidamente se tornou a líder por ser a mais velha. Foi descoberta para o grupo quando um caça-talentos a encontrou tirando fotos com as amigas. O grupo estreou oficialmente em 1998 e rapidamente se tornou um dos grupos femininos mais bem sucedidos da Ásia.

Depois do lançamento do quarto álbum de Fin.K.L, Forever, o grupo cessou suas atividades e todas continuaram com carreiras solo. Seu primeiro lançamento solo foi como apresentadora do Time Machine e do Happy Together.

Seu primeiro álbum solo foi Stylish…E, lançado em 2003. O álbum vendeu mais de 153,000 cópias só na Coréia do Sul. Isso a fez ganhar vários prêmios no Daesangs de 2003, sete ao total, para o espanto de Hyori e seus fãs.

Depois do sucesso de sua carreira como cantora solo, ela entrou no mundo da atuação. Sua estréia foi na série Three Leaf Clover, da SBS, mas essa série não fez sucesso e terminou após apenas dezesseis episódios. No mesmo ano, também fez sua primeira participação no cinema, no filme Sam Soo Sang’s Love Story, onde fez o papel de uma estudante de arte.

Continuando com sua onda de sucesso, foi chamada para anunciar vários produtos. Ela foi mais conhecida como a representante da companhia telefônica Samsung, mas também teve contratos com companhias como a Anycall, Biotherm e GGPX.

Em 2003, se tornou tão popular que o ano foi chamado de “O Ano de Hyori” pela imprensa coreana.

Em 2006, voltou ao mundo da música com seu segundo álbum Dark Angel. O primeiro single desse álbum foi Get Ya, que foi recebido com controvérsias, não só pela roupa provocativa usada no vídeo, como também por dizerem que a música plagiava Do Somethin’ de Britney Spears. Devido à atenção negativa, ele deixou de ser o primeiro single e foi substituído por Shall We Dance?. Tanto o álbum, quanto o single não conseguiram continuar o sucesso de sua estréia por causa da publicidade negativa.

Em 2007, voltou ao SBS no show Inkigayo, onde ela apresentou todas as três maiores faixas do seu primeiro single Lee Hyo Ri’s. Esse single foi lançado depois do enorme sucesso do single digital Toc Toc Toc.

Em fevereiro de 2007, voltou a atuar na novela de um episódio If In Love…Like Them, estrelando junto com o ator Lee Dong Gun.

A reviravolta se deu no ano de 2008 seu terceiro álbum, It’s Hyorish, foi lançado em 16 de julho de 2008. “U-Go-Girl”, seu primeiro single, alcançou o #1 em paradas online e offline, incluindo apresentações de música em vários de televisão. Lee novamente participou na televisão com a KBS Sang Sang Plus, como co-protagonista.
Consolidando-se como a maior cantora da Coréia.

Quase dois anos depois de seu álbum anterior, Lee retornou com H-Logic em 13 de abril de 2010. O álbum tem 14 faixas, incluindo uma colaboração com Daesung do Big Bang, Ji Yoon de 4minute, Bekah do After School, Gary do Leessang e Chu Sang do Mighty Mouth. A cantora também trabalhou com o E-Tribe, a equipe por trás de “U-Go-Girl”, o primeiro single de seu álbum anterior.

Um vídeo da música foi lançado para “Geu-ne” (em coreano: “그네”, balançar), com Gary do Leessang, em 31 de março de 2010. O primeiro single “Chitty Chitty Bang Bang” e seu videoclipe foi lançado logo depois. A canção escrita por ela mesma, que apresenta Ceejay (do Freshboyz), foi lançado no mesmo dia que seu álbum.

Sete das canções em seu álbum de H-Logic, dadas por Bahnus, foram acusadas de plágio logo após o lançamento do álbum. Em 21 de junho de 2010, Hyori tinha anunciado, e admitiu que as acusações de plágio colocado contra seu álbum foram confirmadas e que ela iria parar temporariamente todas as suas atividades como cantora e também suspendeu suas aparições na TV.

Em 2013, Lee Hyori retornou com o álbum Monochrome. O álbum foi lançando em 21 de maio de 2013, pela B2M Entretainment e distribuido pela CJ E&M Music. O álbum tem uma sensação mais retro, se distanciando de seu estilo de música anterior.

Diferentemente de seus trabalhos anteriores, Lee colaborou com compositores estrangeiros, como a equipe de composição norueguesa Dsign Music, que anteriormente compôs “Tell Me Your Wish (Genie)” e “I Got a Boy” do grupo Girl’s Generation. Ela também trabalhou com o músico coreano Kim Tae-chun e seu namorado Lee Sang-soon para o novo álbum. Beenzino, membro da dupla de hip-hop Jazzyfact, Bak Ji-yong do trio Honey G, o comediante Ahn Young-mi e seu cão de companhia Soonshim participaram do álbum como artistas destaque.

Monochrome contém um total de 16 faixas, incluindo o single “Bad Girls”, o hit “Miss Korea”, e “Show Show Show”, um cover de “No No No” originalmente feita pelo trio alemão Monrose. Uma edição especial do álbum, com um photobook de 156 páginas e limitado à 5.000 cópias, esteve disponível para pré-venda a partir de 9 de maio de 2013.

Editado por matheeus_Stos em Jul 24 2013, 19h51

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 4. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.

Mais informações

De outras fontes.

Links